Hortolândia terá incubadora de mão de obra em parceria com Dell Computadores

Estudantes do Ensino Médio receberão qualificação profissional em tecnologia da informação

Na semana em que a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) coloca Hortolândia entre as principais cidades paulistas com presença relevante de indústrias e serviços no setor de software e TI (tecnologia da informação), a Prefeitura de Hortolândia anuncia uma parceria inédita com a Dell Computadores para capacitação profissional de jovens e apoio ao ingresso deste público no mercado de trabalho. A partir de 2015, 120 alunos do Ensino Médio de escolas públicas do município iniciam a formação em tecnologia da informação por meio de uma incubadora de mão de obra, consolidada com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo.

A capacitação inicia com a seleção de três escolas participantes, de um grupo de instituições já indicadas à empresa. Cada escola terá 40 alunos escolhidos para participar da formação, que será realizada na unidade da empresa, em Hortolândia. O projeto, uma iniciativa da Dell Computadores, acontecerá também nas cidades de São Paulo e Porto Alegre, com alunos destes municípios.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Dimas Correa Pádua, a experiência da incubadora de mão de obra em TI possibilitará aos jovens estudantes aliar os estudos à capacitação profissional. “Temos em Hortolândia um pólo muito forte na área da tecnologia. Para os estudantes selecionados, será um privilégio entrar no mercado de trabalho em uma empresa como a Dell, recebendo qualificação profissional por meio deste projeto”, avalia o secretário.

As escolas que podem ser selecionadas foram indicadas à empresa, que escolhe três unidades de ensino. “Vão ser escolhidos 40 alunos por escola. Serão estudantes que se dedicam aos estudos e precisam deste apoio importante para seguir uma carreira promissora. Além do aspecto da capacitação profissional, esta ação demonstra o valor das parcerias entre poder público e o setor privado na questão social”, comentou Pádua. A seleção das escolas e dos estudantes deve acontecer nos próximos meses, já que a incubadora inicia suas atividades no próximo ano.

Análise da Fundação Seade

Nesta quarta-feira (02/07), a Fundação Seade divulgou, em um artigo, a análise da distribuição de indústrias e serviços no setor de software, tecnologia da informação e telecomunicações, no estado de São Paulo. Além de apontar os municípios com presença relevante de investidores deste ramo, a análise indica que cresce o número de profissionais graduados atuantes nesta área.

Caracterizado por empresas de micro e pequeno portes, o setor empregava, em 2012, 249 mil pessoas em 9.500 empresas em todo o estado. O estudo aponta um conjunto de 15 municípios paulistas que, em 2012, foram responsáveis por 87% de trabalhadores empregados neste ramo e 70% das empresas deste setor instaladas em São Paulo. São eles: Americana, Barueri, Bauru, Campinas, Hortolândia, Jaguariúna, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, Santo André, São José

dos Campos e São Paulo.

Empregos

Segundo o artigo da Seade, os “empregos gerados no segmento de software na RMC, entre 2008 e 2012, mostram a consolidação dessa região como centro de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda e desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis”.

De acordo com uma projeção da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Hortolândia tem cerca de 20 mil trabalhadores empregados nas empresas de software e TI instaladas na cidade. Dentro de subgrupos analisados na pesquisa, Hortolândia se destaca no setor de suporte técnico, com empresas com mais de mil empregados. “Apenas a IBM concentra oito mil trabalhadores. Temos ainda a Dell, a Sanmina, a ZTE e várias outras, que colaboram para que Hortolândia esteja entre as 15 cidades paulistas fortalecidas neste ramo”, disse o secretário municipal.

O material cita ainda que “as empresas do setor de software e serviços de tecnologia da informação e telecomunicações destacam-se pelo elevado nível de instrução de seus trabalhadores. Em 2012, enquanto graduados e pós-graduados representavam 18,8% do total dos empregos no estado de São Paulo, no setor essa presença chegou a 47,4%”.

Pádua ressalta que, em Hortolândia, esta tendência também é forte graças à oferta de curso superior em informática no IFSP (Instituto Federal São Paulo), além dos cursos técnicos também oferecidos na instituição federal e na Etec (Escola Técnica) Paula Souza. “Recebemos, ainda, influência das instituições de ensino de Campinas, já que muitos dos nossos profissionais se qualificaram aqui mesmo na região”. A área da tecnologia é um setor que não apresenta crise, está sempre em pleno desenvolvimento. As empresas continuam chegando à cidade e isso comprova que Hortolândia possui um universo muito amplo nesta área”, finalizou.