Serviço itinerante de Mobilidade Urbana entra em operação

População pode solicitar cartão Transporte Social no stand de atendimento, que passará por todas as regiões da cidade

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, iniciou, nesta quinta-feira (26/06), o serviço de atendimento itinerante à população. Por meio de um stand da Administração, agentes tiram dúvidas sobre transporte, trânsito e outros assuntos relativos à Mobilidade Urbana, levando as ações do setor para mais perto da comunidade.  Nesta manhã, a estrutura esteve montada na região central, onde foram realizados cerca de 40 atendimentos.

Um dos principais objetivos do stand da Mobilidade Urbana é divulgar os benefícios do programa Transporte Social. A adesão ao programa garante desconto na passagem de ônibus. Para quem tem o cartão Transporte Social, parte da tarifa é subsidiada pela Prefeitura, sendo que o passageiro paga apenas R$ 2 pelo transporte. O preço sem desconto é R$ 3.

De acordo com balanço divulgado pelo Departamento de Mobilidade Urbana, na manhã desta quinta-feira, 16 pessoas solicitaram o cartão. O cartão pode ser retirado, em cinco dias úteis, na garagem da Viação Lira, localizada na avenida Santana, nº 1.500, no Jardim Amanda. Neste momento, é possível fazer a recarga para pagamento da passagem.

Os outros atendimentos realizados durante a permanência do stand na região Central foram: emissão de credenciais para estacionamento de veículo dirigido por idoso, encaminhamento de pedido de credencial para deficiente, atendimento de reclamações relacionadas à transporte intermunicipal, além de informações diversas, como por exemplo, sobre lombadas e ruas interditadas.

“Esta primeira ação foi muito positiva. Nosso objetivo é levar o serviço para perto da população, além do nosso Departamento. As pessoas encontram facilidade na hora de solicitar o cartão Transporte Social, alem de ter suas dúvidas sobre transporte urbano esclarecidas”, destacou o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon.

O cronograma do serviço itinerante está sendo preparado, mas a previsão é que no mês de julho, a ação aconteça na região do Jardim Rosolen e no Jardim Amanda. “Vamos tornar este serviço itinerante periódico, passando pelas regiões da cidade a cada 15 dias”, afirmou o secretário.

Transporte Social

Lançado pelo prefeito Antonio Meira no início deste ano, o programa Transporte Social prevê um pacote de benefícios ao usuário de ônibus urbano. Quatro novas linhas começaram a circular e outros itinerários foram alterados para otimização do serviço. O objetivo é atender mais localidades, com transporte de qualidade, garantindo fácil acesso a todos os bairros, com um custo acessível. O valor da tarifa é R$ 3, mas quem tiver o cartão Transporte Social paga R$ 2 (usuário comum); já estudantes com cartão do programa pagam R$ 1.

O cartão do Transporte Social pode ser solicitado, das 8h às 17h, em pontos de cadastramento implantados pela Viação Lira, como no Departamento de Mobilidade – no Remanso Campineiro, na garagem da empresa – no Jardim Amanda, no Terminal Metropolitano de Hortolândia ou no Terminal de Campinas. Basta se dirigir a um destes locais, levando cópia do RG e CPF, além de comprovante de residência no nome do titular.