USF Nova Europa será inaugurada em dois meses

Prédio pronto foi entregue à Secretaria de Saúde para que unidade seja equipada

Dentro de dois meses, a USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Nova Europa entra em operação. Nesta quarta-feira (25/06), a Secretaria de Obras entregou o prédio concluído à Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada. A partir de agora, a Prefeitura equipará a unidade de saúde, que conta com consultórios médicos e odontológico.

A secretaria de Saúde, Paula Nista, esteve na unidade de saúde para vistoriar a entrega da obra. Durante a visita, ela destacou que a USF no bairro facilitará o acesso dos moradores daquela região ao atendimento médico, com foco na prevenção de doenças. “Nossa estimativa é que cerca de cinco mil pessoas sejam atendidas nesta nova USF. Antes, a população buscava atendimento na UBS Dom Bruno, no Jardim Nova Hortolândia”, disse a secretária.

Nos próximos dias, equipamentos médicos e mobília começam a chegar ao prédio, que terá um vigia noturno e rondas da Guarda Municipal para cuidar do patrimônio, antes da inauguração. Equipes médicas para atuar na nova UBS também já estão sendo mobilizadas. “Teremos, inclusive, um profissional do programa Mais Médicos trabalhando nesta unidade, além de dentista, equipes de enfermagem e agentes de saúde”, afirmou Paula.

Promoção da Saúde

A obra da USF Nova Europa teve custo de R$ 801.169,48. A unidade conta com 342 metros quadrados de construção totalmente acessível, incluindo dois consultórios médicos, sala de enfermagem, consultório odontológico, ambiente administrativo e outras instalações.

O ambiente possui estrutura adequada para o trabalho dos agentes de saúde e médico da família. No local serão realizados atendimentos preventivos, evitando que doenças como hipertensão e diabetes se tornem graves. Além disso, os agentes realizarão um trabalho junto à comunidade com a promoção da saúde, orientando os moradores sobre hábitos saudáveis que proporcionam bem estar e qualidade de vida.