Membros do Conselho Municipal de Saúde participam de capacitação

Formação esclarece temas ligados ao SUS e às Políticas Nacionais de Saúde Integral

O Conselho Municipal de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (16/06), a realização de encontros de capacitação para conselheiros. Ao todo, 30 membros do Conselho Municipal, empossados no início deste ano para o biênio 2014/2015, foram convocados para a formação, organizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde.

A formação terá encontros quinzenais até o mês de agosto. Os participantes são representantes dos segmentos de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e trabalhadores. Para os 10 representantes da gestão administrativa, a participação na formação é opcional. O objetivo da capacitação é divulgar o papel do SUS, além dos programas e projetos na área da saúde desenvolvidos no município.

A cada encontro, o grupo discute durante quatro horas sobre um tema específico ligado ao SUS. Outras quatro horas, ao longo da semana, devem ser dedicadas ao cumprimento de atividades extras sobre o tema do encontro. A capacitação é aplicada pela coordenadora da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Amanda, Aleksandra Salviano da Silva, que também é membro do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial.

“Assim como em 2012, neste ano nós discutiremos as Políticas Nacionais de Saúde Integral por segmentos, como População Negra, LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), Idoso, Criança e Adolescentes, Mulher e outros. É uma maneira de discutir com os conselheiros como podemos melhorar a atenção em saúde a estes grupos”, destacou Aleksandra.

Entre os demais temas que serão discutidos durante a formação, estão: histórico do SUS; organização do SUS e seu papel na saúde suplementar; linhas de cuidados em hipertensão e diabetes; rede nacional de urgência e emergência; plano municipal de saúde, entre outros assuntos.