Médicos participam de capacitação sobre atenção básica

Profissionais do Programa Mais Médicos conhecem programas e projetos desenvolvidos em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, tem investido na capacitação dos profissionais do programa do governo federal Mais Médicos com cursos e formações constantes. Além de conhecerem melhor o programa de atenção básica do município, eles se atualizam sobre temas como amamentação, prevenção de doenças, tabagismo e outros assuntos cuja abordagem permitem melhora na qualidade de vida das famílias. Atualmente, Hortolândia conta com 26 profissionais do Mais Médicos.

Na última semana, os profissionais participaram de uma formação sobre o papel do AMDAH (Ambulatório Municipal de DST/AIDS e Hepatites) de Hortolândia. Os médicos também conheceram a função da Ficha de Notificação das Violências Doméstica ou Sexual, que deve ser preenchida durante o atendimento médico quando há suspeita de que alguma ocorrência tenha provocado lesões. A ficha é um mecanismo importante no monitoramento de casos e no desenvolvimento de ações preventivas.

A coordenadora do Amdah e do Núcleo de Vigilância das Violências, a psicóloga Ana Lúcia Denadai Schmidt, explica que a formação é uma oportunidade dos profissionais discutirem vários tipos de violência: física, psicológica, sexual, entre outras.

Sobre o Ambulatório de Aids e Hepatites, o grupo foi orientado a indicar o local para pacientes que desejam fazer o teste rápido ou o convencional de HIV, além de hepatites e sífilis. “Destacamos a importante da atenção básica através do olhar sensível e capacitado dos novos médicos para detectar sinais e sintomas dos pacientes para o diagnóstico precoce da doença”, ressaltou Ana. O Amdah também realiza exames por procura espontânea, sem a necessidade de encaminhamento médico.

Mais Médicos

Desde dezembro de 2013, há médicos cubanos trabalhando com ações preventivas em vários bairros, levando orientações de promoção à saúde para a população. Além de USFs (Unidades de Saúde da Família), eles também atuam em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Pado (Programa de Atendimento Domiciliar).

Ao chegarem a Hortolândia, os médicos são recepcionados pelo prefeito e por toda a equipe da Secretaria de Saúde. Logo nos primeiros dias na cidade, eles também conhecem os projetos desenvolvidos na área da saúde, como o trabalho de promoção da saúde realizado nas USFs. No dia a dia, prosseguem com as ações de capacitação.