USFs farão cadastro para programa Medicamento em Casa

Cerimônia de ampliação do programa, realizada na manhã desta terça-feira (10/06), contou com presença dos novos cadastrados no programa, diabéticos e hipertensos, que já garantiram kit de medicamentos

O Programa Medicamento em Casa, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde- Atenção à Urgência e Emergência, entra em uma nova etapa. A nova fase garante aos mais de 600 diabéticos e hipertensos agora cadastrados a distribuição correta, no conforto do lar, dos insumos que antes eram retirados nas unidades de saúde. A cerimônia de ampliação do programa aconteceu na manhã desta terça-feira (10/06), na Farmácia de Alto Custo, no Remanso Campineiro.

A partir de agora, o cadastramento também fica mais fácil. As pessoas que fazem o uso de medicamentos regulares podem procurar a USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima de sua residência para fazer a adesão ao programa. Antes, a inscrição era feita nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). O Objetivo do programa é atender, até o final de 2015, oito mil pessoas. Atualmente, o programa já beneficia 4.061 pessoas.

O evento contou com a presença dos novos cadastrados, que esclareceram dúvidas com a secretária de Saúde- Atenção à Urgência e Emergência, Paula Nista. “A humanização do programa é a garantia da prevenção da complicação das doenças cardíacas, decorrente da falta do medicamento ou do uso incorreto. Com o programa, garantimos também o acesso e retorno a consultas médicas regulares. Além da proposta inicial do Medicamento em Casa, os insumos acompanhados do kit  podem ser retirados na unidade mais próxima do paciente, pois sabemos que algumas pessoas trabalham. Por isso, resolvemos ampliar para que o paciente tenha o direito de escolher a melhor forma de obter o kit. É indispensável que, para a retirada, o usuário possua o Cartão Cidadão e um documento com foto para que, a quantidade descrita pelo médico seja entregue corretamente”, ressaltou Paula Nista.

População aprova ampliação

Moradora da região do Jardim Novo Ângulo, Orlei Bragato dos Santos, 54 anos, é diabética e avaliou a entrega como muito positiva. “Moro numa região um pouco distante e como tenho filho, às vezes é difícil me deslocar de casa. Quando fui convidada para fazer o cadastro, fiquei muito feliz, pois agora tenho certeza que vou receber a quantidade de lancetas e tirinhas correta. Hoje recebo meu primeiro kit completo e, no próximo mês, já preenchi meus dados e receberei em casa. Conversei com algumas pessoas que já estão inclusas há mais tempo no programa e elas elogiaram”, comentou a dona de casa Orlei.

Para Kátia Cibele Romeiro, mãe de uma criança diabética de 10 anos, a entrega facilitará a rotina diária e contribuirá com os retornos médicos. “Sempre recebi todo apoio da Prefeitura quanto à saúde da minha filha, porém, agora acredito que o acesso fica prático e fácil quanto ao retorno nas consultas”, disse a moradora do Remanso Campineiro, que participou da entrega simbólica do kit.

O morador do Jardim Mirante, Arlindo Donizeti da Silva, 56 anos, que já recebe o kit em casa há quatro meses, garante estar muito satisfeito com a comodidade oferecida pelo programa. “Facilitou muito, pois todos os meses precisava enfrentar filas no posto de saúde, agora não enfrento mais e ainda recebo o pessoal da entrega em casa com muito valor , pois há muito tempo, nós que somos usuários de medicamentos contínuos, precisávamos deste olhar especifico. Estou muito contente com a Administração”, disse Silva.

O Programa

Compostas por farmacêuticos e auxiliares de farmácia, as equipes trabalham uniformizadas com camisetas, crachás e bonés. Além da entrega, fazem o trabalho de “farmácia clínica”, que consiste na orientação dada ao paciente durante a primeira visita sobre aspectos como cuidados no armazenamento e o trabalho de acompanhamento, com avaliações mensais sobre a adesão ao tratamento.