Mobilidade Urbana realiza palestras para educação no trânsito no CRAS Vila Real

Parceria entre secretarias municipais garante ciclo de palestras com objetivo de conscientizar população sobre legislação, evitar acidentes e proteger vida de motoristas e pedestres

Nesta terça-feira (10/06), os integrantes do grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Real, participam às 9h, de uma palestra para educação no trânsito, oferecida pelo Departamento de Mobilidade Urbana. O objetivo é divulgar e conscientizar a população sobre a importância das leis de trânsito, para diversos segmentos da sociedade.

Os encontros, coordenados pelo Departamento de Mobilidade Urbana, envolvem desde crianças da rede de ensino municipal até idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade. A primeira palestra é voltada para os idosos.

O CRAS-Vila Real, fica localizado na Rua José Cavalcante, 204, na Vila Real, atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Interessados no tema podem participar do ciclo de palestras por grupos.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon, as palestras valorizam as ações de sinalização realizadas pela Prefeitura, já que conscientizam a população sobre a importância de seguir as regras de trânsito.

“A Prefeitura investe constantemente em sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de solo), além da sinalização semafórica e do trabalho dos nossos agentes de trânsito. Todas estas ações têm como objetivo proteger a vida de pedestres e motoristas, evitando o número de acidentes. Por isso, é preciso que as pessoas estejam cientes da importância da sinalização e, mais do que isso, que sigam as orientações para um trânsito seguro”, enfatizou o secretário.

O agente de trânsito Rogério Viana, responsável pelas ações de educação no trânsito, explica que as palestras tiveram início, neste ano, com a proposta de ampliar os encontros já realizados para novos setores. Novas palestras sobre educação no trânsito já estão agendadas. A próxima no CRAS-Vila real, acontece na segunda-feira (16/06), em dois horários, às 9h e às 13h30, para o grupo de adolescentes. Na sexta-feira (27/06), será a vez do grupo de mulheres, às 9h. No encerramento do ciclo das palestras, o grupo é para mãe de deficientes, no dia 30/06, às 13h30.

A secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, avalia que a parceria garante o acesso a informação e orientação da população que já frequenta o CRAS. “Sabemos do crescimento arrojado da nossa cidade, precisamos mesmo de orientação e garantia da informação precisa dos sentidos das vias, direitos de deveres dos pedestres”, disse Rosana.

Grupos interessados em receber as palestras educativas podem entrar em contato com o Departamento de Mobilidade Urbana, por meio do telefone (19) 3865-7228.