Prefeitura realiza projeto para implantar via expressa no Jardim Carmem Cristina

Proposta é criar sistema viário da Rua Flamboyant, no Parque dos Pinheiros, até rua Mato Grosso, no Jardim Primavera

Com o avanço do projeto de um novo sistema viário para o Jardim Carmem Cristina, a Prefeitura pretende criar um corredor expresso, desde a rua Flamboyant até o Jardim Primavera, com a possibilidade de uma futura interligação com a Rodovia Anhanguera. O anúncio foi feito durante a ação Prefeitura na Comunidade, realizada nesta quarta-feira (28/05), na região do Jardim Carmem Cristina, em que foram destacados projetos em andamento na área de mobilidade urbana.

Algumas obras deste sistema já estão em andamento, como a construção do Viaduto sobre a linha férrea na rua Flamboyant, em frente ao Plantão Policial no Parque dos Pinheiros, até a estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, onde haverá uma rotatória. A partir deste ponto, há estudos para implantar um novo viaduto, ligando a estrada à rua Pacaembu, no Jardim Carmem Cristina.

“Nosso objetivo é desapropriar a antiga área da Cobrasma, no local do entroncamento da rua Pacaembu com a rua Jurandir Silvério, divisa com o Jardim São Jorge, e fazer a extensão da via expressa, com a abertura do novo sistema viário até a rua Mato Grosso, no Jardim Primavera”, explica o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon. “Esta rua vai até o Jardim Primavera, de onde é possível criar um projeto de interligação com a Rodovia Anhanguera”, afirma.

Com isso, motoristas que vão da avenida da Emancipação até o Carmem Cristina, São Jorge ou Primavera poderão utilizar a via expressa, que seguirá praticamente em linha reta. No sentido contrário, o acesso dos bairros à avenida da Emancipação será pelo atual acesso: a ponte sobre a linha férrea, localizada próximo do Posto Ilha. “Com isso, criamos um sistema de trânsito binário, com entrada por uma via e saída pela outra. A vantagem é que este sistema desafoga o trânsito, evitando congestionamentos justamente por manter os veículos no mesmo sentido”, justifica Zanibon.

Tráfego local

Outra intervenção em projeto para a região do Jardim Carmem Cristina é uma nova ligação com o Jardim Minda, por meio do prolongamento da rua Lídia Lopes Moreira até a avenida Nossa Senhora do Carmo. “Com este acesso, o morador que vai de um bairro a outro não precisará passar pelo semáforo da rua Severino José da Silva, agilizando o percurso e evitando trânsito local pela avenida”, explica o secretário de Planejamento. “As obras em andamento vão transformar esta região e toda a cidade. Nosso desafio é melhorar o trânsito e garantir o direito de ir e vir da população. Com as ações previstas e os projetos em desenvolvimento, vamos adequar as nossas ruas e avenidas ao fluxo de veículos, atendendo a demanda de tráfego pelos próximos 20 anos”, afirma o prefeito Antonio Meira.