Entrega de certificados do projeto “Bem me Quer, Paz Se Quer” reúne mais de 200 pessoas

Entrega de certificados do projeto “Bem me Quer, Paz Se Quer”  reúne mais de 200 pessoas

Prefeito Antonio Meira compareceu à cerimônia de abertura, na Emef Armelinda Espúrio da Silva, no Jardim Nossa Senhora de Fátima

Cerca de 90 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Armelinda Espúrio da Silva, participaram, nesta segunda-feira (26/05) da cerimônia de entrega dos certificados do Projeto “Bem me Quer, Paz Se Quer”, e espantaram o frio cantando e dançando a música “Anjos”, do grupo O Rappa. O evento contou com a presença do prefeito Antonio Meira que, junto aos agentes de prevenção, entregou os certificados de conclusão do projeto de prevenção às drogas aos participantes (Confira a programação abaixo).

Mais de 200 pessoas, entre pais, alunos, professores da escola e integrantes do projeto, prestigiaram as apresentações das atividades, realizadas durante os encontros semanais com os agentes. O projeto acontece por meio da parceria entre as secretarias de Educação e Segurança.

O ciclo de formaturas prossegue, nesta quarta-feira (27/05), na Emef  Fernanda Grazielle Ramos Covre, localizada na rua João Gastaldi, 430, Jardim Adelaide. A formatura acontece às 19h.

O prefeito Antonio Meira interagiu com as crianças, fez questionamentos sobre as profissões que os formandos desejam seguir . “O projeto é fundamental na formação dos jovens e adolescentes. Nós, da Administração, voltamos a nossa atenção para trabalhar a prevenção dos nossos alunos”, disse.

Meira também explanou sobre as ações realizadas pela Prefeitura na região do Jd. Nossa Senhora de Fátima. “Aqui na região, os moradores podem contar com atendimento médico na UPA-24h do Rosolen. A Administração também constrói três novas escolas e atua com obras de melhorias de acesso dos moradores. Na  área de segurança, 27 câmeras de monitoramento estão em operação. Os leitores inteligentes de placa contribuem para o combate ao roubo e furto dos veículos. Hortolândia ganha também um novo Centro de Qualificação Profissional no Jardim Nova Hortolândia, que funcionará a partir do segundo semestre, em parceria com o SENAI-Sumaré (Serviço nacional de Aprendizagem Industrial). O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, atuando em todas as regiões”, destacou.

Para Lucas Hiroyuki de Oliveira Asano, 10 anos, aluno do 5º ano, o projeto o deixou com mais vontade de ser policial. “Agora sei que as drogas desequilibram o homem. Jamais farei o uso destas coisas que não levam ninguém a lugar algum. Sei também como atuam os profissionais de segurança e pretendo ser policial para contribuir com a segurança das famílias”, afirmou o jovem, que estava acompanhado da mãe, irmã e sobrinho.

A manicure, mãe de Lucas, Cássia Asano, moradora do Jardim Nossa Senhora de Fátima, afirmou que as aulas do projeto contribuíram para que o filho ficasse mais desinibido. ”Ele está mais descontraído e até participativo, pois devido ao autismo ele pouco gosta de ter contato e até mesmo participar de determinadas atividades. Agora ele comenta das aulas e já participou de algumas atividades que envolvem dança. Só tenho a agradecer aos agentes de prevenção”, disse Cássia.

O agente de prevenção, GM Marcos Antonio Domingos, encerrou a primeira noite de entregas dos certificados agradecendo a participação dos pais e comentou a importância de cada ação desenvolvida com as crianças. “Meu coração está cheio de alegria. Hoje encerramos este primeiro passo preventivo. Espero encontrar vocês todos como bons profissionais. Quem sabe até mesmo colegas de profissão. Hoje levo na memória cada momento que vivemos juntos”, disse o GM.

Dentre os objetivos do programa está  propor soluções e combater o uso e abuso de drogas e álcool. “A nossa visão é  agregar referências para que, se, futuramente, eles tiverem contato com usuários ou traficantes, possam ter uma reação positiva”, afirma o secretário de Segurança, Marcelo Borges.

O projeto

O Bem me Quer, Paz Se Quer é desenvolvido por agentes da Guarda Municipal com o objetivo de inibir o acesso das crianças ao uso de entorpecentes. A ação é realizada por meio de palestras dinâmicas que focam a autoestima e problemas familiares. Por trás dos problemas com drogas estão outros problemas como familiares, econômicos e de autoestima.

As atividades aplicadas para os alunos do 5º ao 9º ano, por meio de uma linguagem apropriada e materiais didáticos, contaram com a colaboração dos Guardas Municipais. Os GMs explicam os efeitos de cada tipo de droga, orientam no combate ao bullying e trabalham nas questões relacionadas à autoestima. Os encontros são semanais e duram cerca de uma hora e meia.

Programação das formaturas

Rua Joaquim Marcelino Leite, 26

Jardim Interlagos

04/06 às 19h

EMEF Salvador Zacharias Pereira Jr.

Rua Adail Alves Silva, 525

Jardim Novo Ângulo