Autores Mirins autografarão livros na 4ª edição do Hortolendo

Obras, com histórias e ilustrações de estudantes da rede municipal, resultam de concurso literário realizado pela Prefeitura

Estudantes da rede municipal, vencedores do concurso literário Autores Mirins, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, autografarão os livros publicados pelo projeto no próximo domingo (25/05), durante o 4º Hortolendo. Ao todo, são 136 autores mirins selecionados na Educação Infantil e 27 no Ensino Fundamental. O dia de autógrafos acontece, a partir das 10h, no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), localizado na Rua Bolívia, 290, Jd. Santa Clara do Lago II.

Criado em 2006, o Autores Mirins é realizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Cultura e Educação. O concurso literário tem duração de oito meses nas escolas. No total, o desenvolvimento das histórias, ilustrações e produção dos livros acontece em um ano.

De acordo com a coordenadora do projeto, Priscila Silva, o reconhecimento das crianças como autores de obras literárias é um ato de cidadania importante. “Estimular os alunos, desde pequenos, a cultivar o prazer pela leitura e o respeito ao livro como fonte de saber, é uma possibilidade que podemos alcançar com essa iniciativa”, afirma.

O projeto desenvolvido nas unidades de Educação Infantil tem ilustrações elaboradas pelas crianças, sobre um gênero definido pelos professores ou gestores da unidade. No Ensino Fundamental, os alunos criam os desenhos e as histórias, abordando o gênero literário proposto pela Secretaria de Cultura.

A cada edição, a iniciativa publica uma história por escola da rede municipal. Entre os critérios de seleção está a abordagem do gênero da literatura e a imaginação dos estudantes, exposta nas palavras e figuras que compõem a narrativa.

Os livros com as histórias e ilustrações selecionadas em cada unidade escolar serão autografados pelos próprios autores mirins em uma tenda especial durante o Hortolendo. Além disso, a publicação está disponível para a comunidade em todas as bibliotecas municipais, escolares, e no Quiosque da Leitura, localizado no próprio Creape.

Autores profissionais

Durante o 4º Hortolendo, além dos autores mirins, escritores profissionais, com livros publicados pela Editora Adonis, parceira da Prefeitura na realização do evento, também vão estar presentes para distribuir e autografar suas obras. Entre eles, Sérgio Lowchinovscy, autor de “Um elefante nunca esquece”; Gabriel Araújo dos Santos, autor de “Zé balão e suas histórias” e Cristina Lazaretti, autora de “Tininha e a fada Lile”, que participará, ainda, a partir das 16h, da contação de história e distribuição de exemplares do recém lançado “A melhor resposta”. Estes e outros títulos da literatura infantojuvenil estão entre os cerca de 35 mil livros que a Administração adquiriu para distribuir durante a festa.

As atividades literárias, a distribuição de livros e o dia de autógrafos estão entre as atrações do 4º Hortolendo, que acontece no domingo, a partir das 10h, no Creape.

SERVIÇO:

O quê: 4ª Edição do Hortolendo