Inaugurado no domingo (18/05), PEV Jd. Auxiliadora já está em funcionamento

Cidade vai ganhar outros quatro pontos de entrega voluntária de resíduos sólidos

O prefeito Antonio Meira inaugurou, neste domingo (18/05), o primeiro dos cinco PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) que a Prefeitura constrói em Hortolândia, a fim de garantir a correta destinação de resíduos sólidos no município. A primeira unidade entregue à comunidade, a do Jd. Auxiliadora, está localizada na Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva. O evento, que faz parte do calendário do aniversário de 23 anos de emancipação política da cidade, contou com a presença de secretários municipais, vereadores e moradores do bairro.

Em operação desde a manhã do domingo, o PEV Auxiliadora funcionará todos os dias da semana, inclusive aos feriados e finais de semana, das 8h às 18h.  Ainda neste ano, Hortolândia ganhará outros quatro pontos. Três deles já estão em fase avançada de construção: PEV Jd. Adelaide, PEV Pq. Gabriel e PEV Jd. Interlagos. Os órgãos funcionarão de modo integrado à URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos).

“Hortolândia é cidade em desenvolvimento. A construção dos PEVs vai permitir que a população tenha um local correto para descartar os resíduos, como entulhos e móveis velhos”, afirmou o prefeito Antonio Meira, durante a cerimônia de inauguração. “A Prefeitura vai construir,  inicialmente, cinco pontos de entrega voluntária, mas nosso sonho é ver Hortolândia com 20 ou 30 PEVs, como acontece em Frankfurt, na Alemanha, onde já há a cultura dos PEVs. Estamos no caminho certo com relação à destinação correta do lixo em nosso município”, ressalta.

O PEV é um local fechado com paisagismo, portaria, zelador e manutenção diária, preparado para receber sofás, colchões velhos, entulhos, isopor, plástico PET e outros materiais recicláveis, de modo a garantir o correto destino e reaproveitamento de resíduos sólidos recicláveis no município. Na unidade, cada morador pode descartar, por mês, até 1m³ de entulho (o equivalente ao volume de uma caixa d’água de mil litros), sofás, colchões, isopor, pilhas e baterias, plástico, entre outros materiais. Após a entrega no local, os resíduos serão encaminhados ao local adequado.

Na última quinta-feira (15/05), alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira realizaram o plantio de 55 mudas nativas no entorno do PEV Jd. Auxiliadora. A ação educativa de preservação ambiental complementa o objetivo da instalação do PEV, que visa promover o descarte consciente de resíduos no município.