Prefeitura finaliza nebulização na região do Jd. Nossa Senhora de Fátima, na segunda-feira (19/05)

Ação conta com apoio de veículo e equipamento que espalha inseticida no ar

Os bairros Jardim Nossa Senhora de Fátima, Chácara do Coelho, Jardim Lírio, Jardim Penha e Jardim Santa Izabel recebem, nesta segunda-feira (19/05), a última etapa da nebulização veicular, nas ações de combate à dengue. Esta é a terceira operação de aplicação de inseticida no bairro, que concentra cerca de 60 casos positivos da doença. A nebulização com apoio de veículo é realizada no período da noite, das 18h as 22h.

Com uma caminhonete equipada com uma bomba aspersora, é espalhado no ar inseticida específico para mosquitos e pernilongos, inclusive o Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação é realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

O inseticida utilizado durante a nebulização é seguro, específico para eliminar mosquitos e não representa perigo à saúde da população. No entanto, para garantir a eficácia da ação, sem prejuízos aos moradores, o CCZ orienta sobre como proceder durante o trabalho.

Orientações

Portas, janelas e cortinas devem ficar abertas para que o produto tenha contato com o interior das casas. Durante a nebulização, as pessoas devem ficar em casa, onde podem circular normalmente. Crianças, idosos e pessoas com bronquite ou asma precisam ficar em ambiente fechado por pelo menos 30 minutos, após a aplicação do inseticida, evitando irritações respiratórias. Animais como gatos e cachorros também devem ser protegidos, assim como gaiolas com aves, roedores domesticados e aquários, que podem ser protegidos com pano.

Como o produto é diluído em óleo, a orientação do CCZ é para que alimentos sejam guardados na geladeira e filtros com água para consumo fiquem bem tampados. Fruteiras podem ser cobertas com um pano. Utensílios de cozinha, como panelas, pratos e copos, precisam ser guardados em gavetas e armários. Após a nebulização, os objetos podem apresentar um pouco de oleosidade, que deve ser removida com pano com álcool.

Caso alguém apresente algum sintoma indesejado após a aplicação do inseticida, a recomendação é procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Rosolen ou o Hospital Municipal, onde os profissionais estarão orientados sobre como agir nesta situação.

Unidades de saúde 24h:

UPA Jardim Rosolen