População aprova nebulização veicular realizada na região do Jd. Nossa Senhora de Fátima

Novidade no combate à dengue agradou moradores dos bairros nebulizados

A ação de nebulização veicular, realizada pela primeira vez em Hortolândia na noite desta segunda-feira (12/05), foi aprovada pelos moradores da região do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A população comemorou a eficácia na aplicação do inseticida, que já na primeira aspersão eliminou boa parte dos pernilongos e mosquitos das residências. A meta da Prefeitura é diminuir a transmissão da dengue na região, que concentra 60 casos positivos da doença. Em toda a cidade, são 461 casos de dengue confirmados.

A aposentada Maria Júlia de Souza, de 56 anos, afirma que a nebulização veicular foi muito positiva. “A gente já estava esperando uma ação maior, como esta. Quase todas as pessoas do quarteirão onde moro tiveram dengue. Com a aplicação deste inseticida, é uma tranqüilidade a mais para os moradores daqui. Agora, a população também precisa ajudar, porque se os criadouros continuarem nas casas, a dengue só vai aumentar”, disse.

Já a dona de casa Cleunice Marques Alves, de 52 anos, ressaltou que logo após a nebulização, foi possível observar vários insetos mortos. “O produto faz efeito rapidinho. Pouco depois da nebulização, já via na área de casa um monte de mosquitos caídos. Foi ótima esta ação”, destacou.

De acordo com o veterinário, coordenador técnico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Evandro Alves Cardoso, a nebulização veicular foi um sucesso. “Conseguimos atingir toda a área programada para a ação”, comentou. Os bairros onde houve a nebulização, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Chácara do Coelho, Jardim Lírio, Jardim Penha e Jardim Santa Izabel, concentram cerca de 8 mil residências. “Fizemos a nebulização em todas as casas, com auxílio do veículo adaptado, das 18h às 22h. Nesta quinta-feira (15/05), a nebulização se repetirá, assim como na próxima segunda-feira (19/05). O objetivo é eliminar a maioria dos mosquitos e diminuir a transmissão da dengue”, enfatizou Cardoso.

Nebulização veicular

A nebulização veicular é uma novidade em Hortolândia. A ação é uma parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria de Estado da Saúde. Com apoio de uma caminhonete, equipada com bomba aspersora, é espalhado no ar um inseticida específico para mosquitos e pernilongos, inclusive o Aedes aegypti, transmissor da dengue. O inseticida não representa perigo à saúde da população.

A substância usada na nebulização tem ação rápida: em 20 minutos, o efeito do veneno é encerrado. Como o inseticida age apenas em mosquitos adultos, eventuais criadouros da dengue devem ser removidos manualmente, uma vez que o produto não elimina ovos e larvas.