Construção do PEV Parque Gabriel já está em etapa final

Após a conclusão, unidade beneficiará moradores com local adequado para descarte de resíduos

A construção de quatro das cinco unidades dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) em Hortolândia já está em fase final. As obras, realizadas por meio da Secretaria de Obras em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, têm previsão de conclusão para o mês de julho. Para finalizar o PEV do Parque Gabriel, com área de 430m², só falta a pintura da guarita.

Com espaço fechado e recipientes adequados para receber resíduos da construção civil, materiais recicláveis, eletrônicos e objetos volumosos (como sofás, mesas e cadeiras, por exemplo), os PEVs receberão manutenção diária. Cada morador pode descartar, por mês, até 1m³ de resíduo da construção civil, o que equivale a 26 sacos de ráfia de 50kg ou ao volume de uma caixa d’água de 1.000 litros. No próprio local, haverá o controle do material recebido, com monitoramento, separação e encaminhamento dos objetos sob responsabilidade de operadores do PEV.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, a expectativa é que, com a construção dos PEVs, haja a diminuição significativa no descarte de resíduos em áreas irregulares. “Em reuniões, notamos que a população já tinha a preocupação com a reciclagem dos resíduos. Com os PEVs, a Prefeitura traz essa opção para o descarte correto”, afirma.

Cinco bairros da cidade serão beneficiados com os PEVs: Jd. Auxiliadora, Jd. Adelaide, Parque Gabriel, Jd. Interlagos e Jd. Amanda. Os recursos necessários para a construção das unidades são do FSA (Fundo Socioambiental) da Caixa Econômica Federal – cerca de R$1,54 milhão – com contrapartida da Prefeitura de Hortolândia. O PEV do Parque Gabriel fica na Avenida Joaquim Martarolli, próximo à Câmara Municipal.

Confira o endereço dos outros PEVs (Pontos de Entrega Voluntária):

• Jd N. Senhora Auxiliadora: Rua Antonio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva.
  • Jd. Adelaide: Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo.
  • Jd. Interlagos: Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5).
  • Jd. Amanda II: Rua Augusto dos Anjos.