Neste feriado, Prefeitura realiza arrastão contra dengue

Orientação e remoção de criadouros acontece em parceria entre Saúde e Serviços Urbanos

Neste final de semana, apesar do feriado prolongado, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, reforça as ações de combate à dengue. Nesta quinta (1º/05) e sexta-feira (02/05), equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizam orientações casa a casa no Remanso Campineiro, das 8h às 12h. No sábado (03/05), das 8h às 16h, acontece arrastão com eliminação de criadouros no Jardim Boa Esperança. No domingo (04/05), é a vez dos bairros Jardim Aline, Vila Guedes, Jardim Conceição, Jardim Santiago e Jardim São Jorge receberam o arrastão. O trabalho de eliminação de criadouros conta com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos.

Atualmente, Hortolândia registra 399 casos positivos de dengue. De acordo com o diretor técnico do CCZ, Evandro Alves Cardoso, as ações preventivas da doença não podem ser esquecidas, mesmo agora que a temperatura abaixou um pouco. “O mosquito da dengue continua a se reproduzir, por isso, é preciso estar atento a qualquer criadouro, como pneus, garrafas, vasos, copinhos descartáveis ou outro objeto que acumule água”, orientou.

Além disso, Cardoso, destaca a importância do uso de repelente principalmente nos locais onde há uma pessoa infectada. “O uso de repelente evita que o mosquito infectado pique mais pessoas. Por isso, o produto precisa ser reaplicado a cada duas horas. No caso de crianças pequenas, o indicado é que os berços e carrinhos tenham véu de proteção, pois a doença acomete em qualquer idade”, destacou o veterinário.