Hortolândia marca presença em ato por uso consciente da água

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente participam de ato simbólico a favor da defesa do Cantareira

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participou, com nove representantes, no ato em defesa do Sistema Cantareira, realizado na última sexta-feira (25/04) entre Piracaia e Joanópolis, na represa Jaguari–Jacareí, no interior paulista. A manifestação foi organizada pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), do qual Hortolândia faz parte.

O local escolhido para realização do manifesto está com o leito seco. Entre as reivindicações dos manifestantes está o pedido por mais água para a região e o alerta para a conscientização quanto ao uso consciente da água. Um documento elaborado pelo Consórcio PCJ com 39 reivindicações também foi entregue aos órgãos gestores e autoridades. Nele está a proposta de decreto de calamidade pública, o que, segundo o órgão, pode facilitar a entrega de recursos para as prefeituras, a fim de que incentivem o uso racional da água.

De acordo com Ricardo Zanoni, educador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, o ato mostrou como os municípios estão preocupados com a crise hídrica. “Estamos sensibilizados com a causa”, afirma.

Segundo Zanoni, é importante que as informações cheguem também às escolas, o que tem acontecido, por meio de palestras em unidades da rede municipal. “Nesse processo de educação ambiental nosso foco agora é a água, ainda que falemos sobre outros temas. Mesmo durante os plantios de árvores que realizamos, aproveitamos para reforçar essa mudança de comportamento, o que tem surtido efeito entre as crianças”, conclui.