JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 584

Violeiros e Catireiros ensinam crianças e jovens sobre cultura caipira

Cerca de 600 alunos participam das oficinas com os mestres da música caipira de Hortolândia, na Escola Maria Rita, na Vila São Pedro

Os Mestres Violeiros, Foliões e Catireiros ministraram, nesta terça-feira (29/05), oficinas na E.E. (Escola Estadual) Professora Maria Rita de Araújo Costa, na Vila São Pedro. As atividades prosseguem na quarta-feira (30/04), às 10h, 13h e 15h. As oficinas são promovidas pela Prefeitura de Hortolândia, por meio do projeto de Educação Patrimonial-Patrimônios Vivos da Cultura Caipira da Secretaria de Cultura.

Cerca de 600 alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental aprendem sobre educação patrimonial, patrimônio cultural material e imaterial e sobre a cultura caipira, com o auxílio dos patrimônios vivos da cultura de Hortolândia, Mestre Chiquinho, Raimundo Santos (voz e violão) e os catireiros Francisco Ghiraldelli e Nelson Blumer, que fazem parte do grupo Pioneiros do Catira.

“Primeiro fizemos uma explanação para os alunos de identificação das pessoas, quem são e de onde vem, a árvore genealógica, para despertar a parte emocional familiar. No segundo momento, contamos a história da Catira, da Cia. de Santos Reis e histórias da vida rural. No terceiro momento, interagimos com os alunos, com a dança da Catira. Os alunos aprenderam rápido e entraram na dança”, explica o coordenador do projeto, Mestre Chiquinho.

A oficina tem o objetivo de formar novos catireiros e violeiros na cidade. Os alunos das escolas estaduais que receberam as oficinas poderão se inscrever para as oficinas gratuitas de Catira e viola, que são ministradas nos espaços culturais da Secretaria.

O Projeto Patrimônios Vivos da Cultura Caipira em Hortolândia: Mestres Violeiros, Foliões e Catireiros foi premiado em 2º lugar em nível nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 2012.