Secretaria de Educação e APAE realizam encontro para discutir direitos da pessoa com deficiência

Objetivo é prever ações para proteção às pessoas com deficiência e ampliação da notificação dos casos de violência

A Prefeitura de Hortolândia participou, na última quarta-feira (23/04), do terceiro encontro do projeto “Todos pelos direitos: Deficiência Intelectual, Cidadania e Combate a Violência”. Desta vez, o encontro foi realizado com a Secretaria de Educação no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. O evento, promovido pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo, faz parte do conjunto de 20 encontros que visam discutir ações para ampliar e aperfeiçoar a notificação de casos de violência a PCD (Pessoas com Deficiência).

Também compareceram à reunião representantes do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação Romildo Pardini) e entidades particulares.

Participaram das reuniões anteriores membros da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde. Durante os encontros vem sendo abordados temas como deficiência, compromisso, diagnósticos, violência e violação de direitos.

De acordo com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o objetivo do projeto é envolver as secretarias municipais e os órgãos públicos. “A ideia é articular uma rede de apoio, que garanta os direitos das crianças e dos adolescentes, por meio da formação de uma equipe de profissionais das seguintes áreas: Educação, Assistência Social, Saúde, Justiça e Segurança Pública”, afirma.

A ação, gerenciada por uma Comissão de Acompanhamento e Monitoramento, visa promover o fortalecimento da proteção à criança e ao adolescente com deficiência intelectual em 46 municípios do estado de São Paulo, incluindo Hortolândia, prevenindo e enfrentando situações de violência sofridas por esse público. Diversas secretarias estão envolvidas, agindo em parceria com o Foro Distrital e entidades que trabalham com crianças e adolescentes.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem no estado de São Paulo mais de quatro milhões de pessoas com deficiência. Destas, mais de 400mil têm idade máxima de 17 anos. Em Hortolândia há, aproximadamente, 13mil pessoas com algum tipo de deficiência (visual, auditiva, intelectual ou física).