Hortolândia passa a fornecer Certificado de Vacinação Internacional

Documento é exigido em viagens a mais de 120 países

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, assume o trabalho de emissão do CIV (Certificado Internacional de Vacinação), que antes era realizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Antes, o local mais próximo onde o documento era emitido ficava no posto de atendimento no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. No entanto, desde o mês passado, por determinação da agência, os municípios ficam responsáveis por fornecer o documento ao cidadão que comprove residência na cidade. Com isso, a aplicação de vacinas em Viracopos foi suspensa.

O CIV é o documento que comprova a vacinação principalmente contra a febre amarela, além de outras doenças, como a gripe. O certificado é obrigatório para obter autorização de entrada em mais de 120 países, como Portugal, México, Indonésia e, inclusive, Brasil.

Para obter o documento, o morador de Hortolândia deve procurar exclusivamente as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim Nova Hortolândia, Jardim Amanda e Jardim Rosolen, em horário específicos (confira abaixo). No ato de vacinação, a pessoa precisa levar documento de identidade com foto e a carteira de vacinação comum, para que a equipe de saúde verifique se falta alguma dose do calendário nacional de vacinas obrigatórias. Após a aplicação da dose, a pessoa deve entrar em contato com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde de Hortolândia, responsável pela emissão do CIV, pelo telefone (19) 3965-1444. Será agendado um horário de atendimento, no qual o interessado deve levar a carteira de vacinação que confirme a aplicação da vacina. Após a conferencia do documento, o CIV será entregue ao viajante, em seguida.

A pessoa que for viajar para o exterior deve ser vacinada no mínimo dez dias antes. No caso da vacina de febre amarela, a dose tem validade por dez anos, devendo ser novamente administrada até o final desse período. A Anvisa também recomenda que sejam vacinadas as pessoas que circulam pelos estados onde há transmissão de febre amarela: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Já para a vacina da gripe, a indicação é que seja aplicada caso o viajante vá, no período do inverno, aos países do Hemisfério Norte. Neste caso, a dose é anual.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados. A doença ocorre, principalmente, na América Central, América do Sul e África. No Brasil, no período de 1980 a 2004, foram confirmados 662 casos de febre amarela, com ocorrência de 339 óbitos, representando uma taxa de mortalidade de 51%. No País, a febre amarela pode ser adquirida em áreas silvestres e rurais, e nas regiões Norte e Centro-Oeste. Os principais sintomas da doença são febre moderadamente elevada, náuseas, queda no ritmo cardíaco, prostração e vômito com sangue. Desde 1942, a febre amarela é considerada erradicada em áreas urbanas do Brasil. Para que a situação se mantenha assim é fundamental o controle do mosquito e a vacinação das pessoas que vivem em áreas endêmicas.

Serviço:

POSTO DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA

DIA DE APLICAÇÃO DA VACINA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

UBS DOM BRUNO GAMBERINI

Rua João Ribeiro Evangelista , 200

Jd Nova Hortolândia

UBS AMANDA

Av Brasil, 1100

Jd Amanda

UBS ROSOLEN

Rua Osmar Antonio Meira, 300