Conscientização sobre a importância da água é abordada em palestras a partir de hoje

Nesta quinta-feira (20/03), evento que faz parte da programação  oficial da Prefeitura levou conhecimentos sobre água e biodiversidade para alunos da rede municipal

Os alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, tiveram uma aula especial, nesta quinta-feira (20/03): a palestra “Água e Vida”, abordando a importância da água para toda a biodiversidade existente no planeta. A atividade faz parte dos quatro dias de programação da Semana da Água, elaborada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado no próximo sábado (22/03).

Com conteúdo adequado para o entendimento das crianças, o médico veterinário da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo Mancuso, abordou temas como a relação da água com a biodiversidade, destacando que todos os seres vivos precisam da água para sobreviver. “Outro conceito ensinado foi o de água bruta e água tratada, explicando porque os animais consomem a água bruta (sem tratamento), e o ser humano consome a água tratada”, comenta.

De acordo com Mancuso, o objetivo foi deixar a palestra participativa e interessante para os alunos, o que deu um bom resultado: “O aproveitamento das crianças foi excelente. Agora elas também podem orientar os pais para economizar água, visto que há a possibilidade do racionamento”, diz.

Uso consciente da água

As palestras especiais da Semana da Água continuam até sábado. Na sexta-feira (21/03), quem recebe a palestra “Água” são os alunos da Escola Estadual Jd. Amanda. “Essa palestra vai ser informativa: Falaremos sobre o valor da água, sua distribuição, uso incorreto e como economizar esse bem. Outra questão abordada é a situação atual da falta de água no País”, esclarece Caroline Serafim de Oliveira, técnica em meio ambiente que fará a palestra, juntamente com Ricardo Zanoni, educador ambiental, ambos da Secretaria de Meio Ambiente.

De acordo com Caroline, o objetivo é sensibilizar os alunos quanto ao tema, e transformá-los em multiplicadores da informação. “Queremos conscientizar a respeito da situação em que estamos, mostrar que, se nada for feito, pode haver consequências, e explicar como podemos agir para mudar isso”, completa.

Para o último dia da Semana da Água, sábado (22/03), Caroline diz que com o tema “Uso Racional da Água” a palestra visa atingir a comunidade em geral, principalmente os alunos que fazem catequese na Comunidade Católica Santos Apóstolos, no bairro Chácaras Boa Vista. “Nosso objetivo é conscientizar sobre uso racional da água, como economizar e utilizar a água para as necessidades básicas, sem desperdiçar. A palestra tem grande importância e pode ajudar as crianças a crescer com uma visão diferente sobre o assunto, por exemplo”, afirma.

Veja os locais e horários das palestras da Semana da Água:

Sexta-feira (21/03):

O quê: Palestra “Água” às 10h

Onde: Escola Estadual Jd. Amanda – Rua Dante de Oliveira, sem número, Jardim Amanda

Sábado (22/03):

O quê: Palestra “Uso racional da água” às 09h

Onde: Comunidade Católica Santos Apóstolos – antiga estrada Campinas-Monte Mor, Chácara Boa Vista