Alunos da rede municipal recebem aulas de educação alimentar

Em parceria com a Prefeitura, programa do Sesc realiza oficinas com equipe de nutricionistas para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Aulas de conscientização alimentar também fazem parte do currículo, na rede municipal de Hortolândia. A iniciativa, que beneficia estudantes de seis turmas, acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação, da Prefeitura, e a unidade Campinas do Programa Mesa Brasil, do Sesc (Serviço Social do Comércio).

“O trabalho nas escolas consiste em apresentar um prato para os alunos, como uma degustação, sem dizer o que é. Assim que as crianças demonstram que gostaram, dizemos que é feito com legumes, e depois ensinamos a receita”, afirma Juliana Terra Domingos, professora do Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), unidade da rede municipal onde acontecem as oficinas de gastronomia.

Nesta segunda-feira (17/03), os alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi, no Campos Verdes, e da Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico em Tempo Integral) Interlagos participaram das aulas. Na última segunda-feira (10/3), foi a vez dos alunos do 2º e 4º ano da Emef Viva Mais, do Jardim Santa Clara II.

A professora reforça a importância em criar uma consciência alimentar nas crianças. “Os alunos aprendem como aproveitar os alimentos integralmente, utilizando partes deles que seriam descartadas. Também vamos receber alunos do Ensino Fundamental da Escola Sesi (Serviço Social da Indústria) de Hortolândia, que podem passar esse conhecimento para seus pais e responsáveis”, explica Juliana.

Além do trabalho com as crianças, o Programa Mesa Brasil capta alimentos em boas condições, descartados em supermercados, feiras, empresas produtoras de alimentos e produtores rurais para doação em abrigos e casas de apoio. O programa começou em 2003 e está presente em 12 cidades paulistas. A unidade Campinas recolhe, em média, 20 mil toneladas de alimentos por mês para aproximadamente sete mil pessoas, divididas por 46 instituições sociais.