Prefeitura planta grama na área do futuro Pq. Socioambiental do Perón, em Hortolândia

Plantio iniciado nesta semana vai se estender por cerca de 12 dias

Depois de ganhar 620 mudas de árvores frutíferas e nativas do Brasil, o futuro parque socioambiental, em fase de implantação pela Prefeitura na região do Parque Perón, ganha agora uma nova camada de verde. Servidores das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Urbanos plantam grama às margens da nascente do curso d’água em torno do qual a cidade surgiu. A ação começou nesta terça-feira (11/06) e se estenderá por cerca de 12 dias.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, estão sendo plantadas ao todo 11 mil metros de grama no local. Após isso, haverá o plantio de mudas para decoração ornamental.

O novo parque está sendo implantado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um. Com cerca de 14 mil metros quadrados, contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano. As informações são da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Um dos pontos altos da obra diz respeito a questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba, curso d’água ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e considerado o principal do município. A nascente do Jacuba surge no Perón, atravessa diversos bairros, tais como Jd. Santa Emília e Vila Inema, passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente. Atualmente, levantamento da Secretaria de Meio Ambiente mostra que há 109 nascentes em Hortolândia.

O projeto de revitalização é acompanhado pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Obras. Os recursos são do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos) do Governo do Estado de São Paulo. A placa afixada no local informa que o investimento é da ordem de R$ 926.512,65.

As obras se aproximam da etapa final e abrangem uma série de melhorias. Confira:

• drenagem,
  • revitalização do córrego,
  • preservação do Ribeirão Jacuba,
  • urbanização,
  • paisagismo e
  • implantação do novo parque linear.