Programa Farmácia Solidária completa 1 ano em Hortolândia

Primeiro ano de atividade do programa do Fundo Social registrou 1.945 dispensações de medicamentos à população

O Fundo Social de Solidariedade, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, comemorou, nesta quarta-feira (12/06), o aniversário de um ano do Programa “Farmácia Solidária”. O programa municipal realiza assistência farmacêutica complementar à população por meio de doações de medicamentos na sede do Fundo Social, no Jd. Santana.

Lançado em junho de 2023, o programa “Farmácia Solidária” tem a missão de servir como alternativa de acesso a medicamentos que não compõem o REMUNE (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) e não são disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). A ação é realizada por meio de doações de empresas farmacêuticas, laboratórios, clínicas de saúde e da sociedade civil. Remédios termolábeis (sensíveis à variação de temperatura) ou que tenham menos de 45 dias até a data de vencimento não são aceitos pelo programa.

A presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos, enfatiza o caráter solidário da ação. “O saldo do ‘Programa Farmácia Solidária’, neste primeiro ano, foi muito positivo. Conseguimos realizar quase 2 mil atendimentos. É muito gratificante saber que o Fundo Social colabora para o tratamento daquelas pessoas que mais precisam. Muitas vezes, o tratamento exige medicação contínua. Por isso, também aproveitamos o aniversário de um ano da ‘Farmácia Solidária’ para reforçar o convite às empresas, clínicas, laboratórios e pessoas para que colaborem com o programa. Juntos podemos fazer a diferença na vida das pessoas”, comenta Maria dos Anjos.

Entre analgésicos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, anticoncepcionais, e até mesmo vitaminas, o Programa “Farmácia Solidária” contabilizou, em um ano, 1.945 dispensações de medicamentos ao público atendido pelo Fundo Social de Hortolândia. Uma das moradoras da cidade atendidas pela Prefeitura é a dona de casa, Rosemeire Madalena da Cruz.

“Eu sou atendida pela ‘Farmácia Solidária’ desde o ano passado, quando procurei o Fundo Social devido a um tratamento com vitamina D que precisava fazer por três meses. Agora, estou realizando um tratamento para o sistema autoimune, pois tenho síndrome de Sjögren e preciso usar hidroxicloroquina. Eu não teria condições de adquirir esses medicamentos, então o Fundo Social acaba me ajudando muito”, esclarece a moradora do Jd. São Pedro.

O Programa “Farmácia Solidária” realiza o atendimento ao público em um edícula instalada nos fundos da atual sede do Fundo Social de Solidariedade, no Jd. Santana. Para viabilizar a dispensação dos medicamentos, o programa conta com uma farmacêutica e dois técnicos em farmácia.

A farmacêutica, Tamara Chrisostomo, é uma das profissionais que atua diretamente no atendimento ao público. “Eu avalio que nós estamos conseguindo alcançar o nosso propósito. Tenho o sentimento de gratidão por levarmos esperança para as pessoas, pois graças à ‘Farmácia Solidária’ muitos puderam iniciar e continuar com seus tratamentos. É gratificante o retorno que recebemos dos pacientes, principalmente daqueles adicionados na nossa lista de interesse e que são posteriormente atendidos através do nosso trabalho de captação”, afirma Tamara, ao informar que o programa disponibiliza uma lista de espera quando há procura por medicamentos não disponíveis em estoque.

Qualquer pessoa pode colaborar com doações de medicamentos para o Programa “Farmácia Solidária”. Para tanto, basta comparecer à sede do FunSol, na Rua José Athanázio Bueno, 260, no Jd. Santana, ou ligar para o telefone (19) 3819-1005 ou fazer contato pelo WhatsApp (19) 99980-9681.