Prefeitura reforça ações de segurança viária no entorno de unidades de ensino durante “Maio Amarelo”

Trabalho de conscientização e reforço da sinalização de solo foi concluído em escolas de dois bairros de Hortolândia

O entorno das unidades de ensino em Hortolândia continuam a receber uma atenção especial das equipes da Prefeitura para fortalecer e ampliar a segurança viária. Na campanha “Maio Amarelo” de conscientização por um trânsito mais seguro não é diferente e as ações contemplam  escolas municipais, estaduais e particulares de diferentes regiões da cidade. Nesta quinta-feira (23/05), o trabalho das equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana contemplou o Colégio Conecta, no Parque Gabriel, e a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Maria Olinda de Jesus Souza, no Jardim Sumarezinho.

“Em frente ao Colégio Conecta, os agentes realizaram mais uma edição da ação ‘Pé na Faixa’, que contribui com a segurança de alunos, professores e pais com dicas e conscientização na travessia das vias. O objetivo também é conscientizar o motorista. Agradecemos a todos que puderem participar e se divertir, adquirindo informações importantes para a segurança viária em mais uma etapa desta ação em unidades de ensino em diferentes bairros da cidade”, comentou a chefe do departamento de Educação para o Trânsito, Aleksandra Borges.

“Na rua Antônio Bairral, em frente da EMEI do Jardim Sumarezinho, concluímos a implantação de sinalização de solo para garantir a travessia em segurança e a organização do trânsito. Esta ação do ‘Maio Amarelo’ fortalece o serviço que acontece, desde o início do ano, no entorno das escolas de Hortolândia. Foram mais de 20 unidades que receberam a pintura de faixas de pedestres, estacionamento especial e outras sinalizações que melhoram a visibilidade de todos. Pedimos a colaboração para ampliar a segurança no trânsito, evitar acidentes e salvar vidas. Dirigir dentro do limite de velocidade permitido e seguir as leis de trânsito é um passo muito importante”, comenta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

MAIO AMARELO

Neste mês, além da implantação da sinalização de solo e das ações de conscientização nas unidades de saúde, por mais segurança viária na cidade, aconteceram etapas da “Operação Cavalo de Aço” e da “Pé na Faixa” (panfletagem para travessia segura com pedestres). São serviços variados para orientar a população sobre a necessidade de um trânsito seguro e sem mortes, respeitando e contribuindo com as leis. Além de escolas, vias movimentadas e de empresas em Hortolândia recebem  a conscientização que também já aconteceu próximo de unidades de saúde e no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade). O “Café na Passarela” foi realizado em um ponto de travessia da via no Jardim São Bento.

“Paz no Trânsito Começa Por Você”

O conjunto do trabalho realizado pela Prefeitura, desde 2017, passando pelo "Maio Amarelo", tem sempre o objetivo de zerar os acidentes de trânsito com vítimas fatais na cidade. Para salvar vidas no trânsito, acontecem, diariamente, uma série de serviços, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões, sinalização vertical e de solo, readequação do fluxo do trânsito nas ruas e avenidas e investimentos na malha cicloviária.

Todo o conjunto de ações que desenvolvem Hortolândia para os próximos 30 anos faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos