Hortolândia passa a integrar calendário regional de provas pedestres

Corrida Pedestre “Ladies Run”, realizada no último domingo (14/04),  reuniu mais de 300 mulheres no futuro Centro de Eventos da Prefeitura; largada e chegada ocorreu no Superviário

Hortolândia passa a integrar o calendário das grandes provas pedestres da Região Metropolitana de Campinas. A informação foi confirmada pelo prefeito Zezé Gomes, que no último domingo, 14 de abril, esteve prestigiando a corrida pedestre “Ladies Run”. Ao lado do secretário municipal de Esportes, Gleguer Zorzin, o prefeito hortolandense destacou que somente esse ano a cidade terá cerca de 7 provas pedestres, duas delas organizadas integralmente pela Prefeitura. “Quando assumi a Prefeitura em abril de 2021, convidei o Gleguer para assumir o Esporte e fiz um pedido: que desse atenção para todos os esportes, não apenas ao futebol e, com o desenvolvimento do trabalho, vejo que esse pedido foi seguido integralmente e hoje podemos ver uma gama gigantesca de esportes em desenvolvimento no município e a corrida de rua é uma delas”, comentou Zezé Gomes.

Durante a “Ladies Run”, o prefeito acompanhou a largada e destacou a criação do futuro Centro de Eventos, que vai funcionar embaixo da Ponte da Esperança (Estaiada). “Aqui no futuro Centro de Eventos já instalamos a primeira etapa do piso intertravado. Aqui teremos uma infraestrutura completa para receber grandes eventos, estacionamento, e até uma usina fotovoltaica. Hortolândia carece de um Centro de Eventos e vamos trabalhar forte para transformar esse sonho em realidade”, disse Zezé Gomes.

De acordo com secretário municipal de Esportes, Gleguer Zorzin, o desafio de democratizar o acesso aos mais variados esportes vem surtindo um efeito extraordinário em Hortolândia. Em apenas 3 anos, o número de atendimentos realizados nas escolinhas esportivas da Prefeitura saltou de 2,5 mil para 7,5 mil pessoas por semana e a corrida de rua é uma modalidade que vem crescendo e caindo no gosto de homens e mulheres hortolandenses. “Durante o governo do prefeito Zezé Gomes, o Esporte mudou de patamar em Hortolândia. Triplicamos o número de pessoas atendidas por semana em nossas escolinhas, melhoramos a infraestrutura dos nossos centros esportivos e, em relação às corridas de rua, passamos a contar com um calendário recheado de provas, atraindo pessoas da cidade para a prática esportiva e visitantes que vem até a nossa cidade atrás de corridas bem organizadas e com infraestrutura de qualidade. São sete provas, sendo duas organizadas pela Prefeitura. Outras cinco contam com o nosso apoio. Além dessas sete provas, sempre acontecem outras corridas pedestres totalmente independentes, o que é bom também e demonstra que tem público para todos”, destacou Zorzin.

Outro ponto destacado pelo secretário de Esportes e que faz diferença para a atração de provas pedestres é a infraestrutura da malha viária de Hortolândia. “A Ladies Run é um bom exemplo. A concentração aconteceu no futuro Centro de Eventos da Prefeitura e a prova pedestre ocorreu no Superviário. Uma avenida nova em folha, um verdadeiro tapete. Tudo que os corredores gostam”, disse o secretário.

A organizadora da prova “Ladies Run”, Angela Audrey, destacou que a corrida de domingo foi a segunda realizada em Hortolândia, a primeira depois da pandemia e que a participação das mulheres superou as expectativas. “A primeira ‘Ladies Run’ aconteceu em 2020 e, logo em seguida, veio a pandemia. Ficamos 4 anos na expectativa e, graças a Deus, retornamos neste ano e já vamos trabalhar para realizar a terceira edição em 2025”, comentou Audrey.

Ao fim da prova, a corretora de imóveis, Daiane Machado, elogiou a organização da prova. Adepta a corridas de rua há cerca de seis meses e participante do grupo hortolandense “Mulheres que Correm”, Daiane disse que só participa de provas pedestres dedicadas às mulheres e vê, com bons olhos, o crescimento do esporte em Hortolândia. “A corrida das mulheres possui uma vibe diferente. É bem gostoso participar e semanalmente participo do grupo Mulheres que Correm. Criamos uma grande família e correr é uma forma de cuidar da saúde e da mente”, destacou Daiane.

A veterinária Érika Silva, que participa há vários anos de provas pedestres como corredora amadora, também destacou o clima diferenciado que a prova feminina possui. “É muito divertido, a gente conquista novas amizades, é uma prova que possui maior harmonia entre as participantes. Durante a prova vou alternando entre corrida e caminhada e o meu grande objetivo é superar limites, que no meu caso é buscar baixar os meus tempos de prova. Meu adversário sou eu mesma”, finalizou Érika.