“Sala Ecológica” do Parque Dorothy em Hortolândia é palco de formação para gestores escolares

Espaço reformado e reinaugurado pela Prefeitura em março é voltado a realização de atividades de educação ambiental

A “Sala Ecológica” do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, foi utilizada pela primeira vez, na tarde desta quarta-feira (10/04), após o espaço passar por uma reforma total e ser reinaugurado pela Prefeitura, no final de março deste ano. Os primeiros a desfrutarem do ambiente, cercado de verde e lindas paisagens, foi um grupo de gestores escolares da rede municipal de ensino de Hortolândia.

Os 48 profissionais da Educação passaram por formação no local, que é destinado exatamente para receber atividades de educação ambiental. Os cursistas foram recebidos pela equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria  de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsável pela gestão do parque, localizado na Rua Manuel Antônio da Silva, 415. A ação marcou o início da utilização do espaço alternativo, onde poderão ser desenvolvidas diversas atividades pedagógicas gratuitas. Durante o acolhimento, o diretor da pasta, Ricardo Zanoni, ressaltou a importância de desenvolver a Educação Ambiental dentro e fora das unidades escolares e reforçou o contato que a equipe mantém com as escolas da região, apresentando propostas de ações pedagógicas ambientais.

A sala confeccionada com materiais sustentáveis comporta até 80 pessoas. Trata-se de um galpão de madeira, com 110 metros quadrados, localizado à esquerda da escadaria de entrada do parque e construído com paletes. Após a reforma, o espaço ganhou piso feito com “bolachas” de madeira reaproveitada e cimentada e telhas plásticas ecológicas, além de cisterna para captação de água da chuva na área externa. No entorno da construção, onde há mesas e bancos utilizados para piquenique, também é possível realizar oficinas educativas, atividades e trabalhos em grupos. O espaço também tem potencial para abrigar exposições.

A sala Ecológica foi inaugurada no dia 25 de março, durante o evento em comemoração ao Dia Mundial da Água. Interessados em conhecer e agendar o espaço precisam entrar em contato com o Departamento de Educação Ambiental, pelo número (19) 3809-0568 e pedir para falar com a servidora Neide.

Saiba mais sobre o Parque Dorothy

O Parque Dorothy é um dos principais cartões postais de Hortolândia. Foi criado em 2005 em uma área bastante degradada, que foi revitalizada pela Prefeitura. A localização e a preservação das nascentes permitiram o surgimento da lagoa de águas cristalinas que agora encanta os visitantes. Com cerca de 44 mil metros quadrados, tem aproximadamente mil árvores de variadas espécies, nativas e exóticas, inclusive frutíferas. Dentre elas estão Pau-Brasil, Mogno, Ipê, Paineira e Flamboyant.

O Parque Dorothy tem acesso gratuito e abre diariamente, das 7h às 18h. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, lá o visitante dispõe de espaços para práticas esportivas como futebol, vôlei de areia, ciclismo e academia ao ar livre. Há também parquinho, área para piquenique e uma Casa Sustentável, construída em 2019, a partir de recursos renováveis, como argila, água e areia, usada em atividades pedagógicas voltadas à sustentabilidade.