Ações da Prefeitura seguem diminuindo número de acidentes de trânsito na cidade

Vias de mais dois bairros receberam reforço e implantação de sinalização, nesta quinta-feira (21/03)

O pacote de ações para aumento da segurança viária, realizado pela Prefeitura em todas as regiões de Hortolândia, segue salvando vidas com a diminuição dos acidentes nas ruas e avenidas da cidade. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, mais de 50 mil metros de sinalização de solo já foram realizados entre o ano passado e o início deste ano. Só neste ano, o trabalho já foi feito nas vias no entorno de oito unidades de ensino. Nesta quinta-feira (21/03), o serviço foi concluído em ruas do Jardim Santa Clara do Lago, próximas ao OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola) e, também, no Parque Ortolândia, próximo ao UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo).

Desde 2017, além do reforço e da implantação de sinalização de solo, são inúmeros os serviços e campanhas para salvar vidas no trânsito. Em 2017 foram registrados 1.265 acidentes, enquanto em 2023 foram 495. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, no ano passado, não foram registrados acidentes fatais entre os meses de fevereiro até maio e no mês de setembro. Além disso, houve grande diminuição nos acidentes nas vias mais movimentadas na comparação entre 2017, ano de criação da Secretaria de Mobilidade Urbana, com 2023.

Diminuição de acidentes nas principais avenidas de Hortolândia

Na avenida Santana (Jd. Amanda), em 2017 foram 139 acidentes contra 17 em 2023. Na avenida Brasil (Jd. Amanda), a diminuição foi de 58 para 16. Na avenida Olívio Franceschini (região central), o número caiu de 78 para 17. Na avenida Thereza Ana Cecon Breda (Vila Real), a diminuição foi de 17 em 2017 para 1 em 2023. Também registraram queda no número de acidentes a avenida Anhanguera (Vila Real), de 22 em 2017 para 3 em 2023; a avenida São Francisco de Assis (Vila Real), 47 para 8; a avenida da Emancipação de 85 acidentes em 2017 para 15 em 2023; a rua Pastor Hugo Gegembauer (Pq. Ortolândia) de 15 para 6. Também foi destaque a diminuição dos acidentes de 2017 para 2023 a avenida Princesa Isabel (Jd. Amanda) de 18 para 4; a avenida João Coelho (Jd. Nossa Senhora de Fátima), de 11 para 2; a rua Antônio Fernandes Leite (Jd. Rosolém), de 19 acidentes para 2; e, no Jardim Amanda, as avenidas Anita Garibaldi (9 acidentes em 2017 para 2 em 2023) e Tarsila do Amaral (19 acidentes em 2017 para 0 em 2023).

Acidentes fatais diminuem na cidade

O número de acidentes fatais, sem contar as rodovias que cortam a cidade, também diminuíram em Hortolândia. Foram 18 registros em 2017 e 10 no ano passado. Todo o conjunto de ações que reforçam a segurança viária em Hortolândia faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.