Estudantes municipais de Hortolândia assistem a espetáculo infantil “A Cigarra e a Formiga”

Em nova versão, peça teatral aborda a importância do trabalho e da arte

Estudantes da rede municipal de Hortolândia tiveram, nesta quinta-feira (14/03), mais uma oportunidade de aprender, por meio da linguagem teatral. O espetáculo infantil “A Cigarra e a Formiga” foi encenado para alunos do 1° ao 5° ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jd. Novo  ngulo. Realizada como parte do projeto "Hoje Tem Teatro", selecionado via Edital Paulo Gustavo, a peça busca, de maneira lúdica e divertida,  promover o acesso dos alunos à arte e à cultura. A ação beneficiou mais de 800 crianças.

O espetáculo aconteceu em três sessões, tanto no período da manhã quanto à tarde. A trama, escrita por Rita Oliveira e dirigida por Ana Clara Moreira, mergulha na essência da fábula de Esopo, atualizando reflexões sobre valores fundamentais à sociedade brasileira na atualidade, tais como trabalho, arte e respeito às diferenças. O elenco é composto por Daniel Camillo, Jade Maia e a própria Rita Oliveira. Além da cigarra artista e da formiga trabalhadora, a história traz um grilo que se considera um louva-a-Deus. As músicas foram criadas exclusivamente para a peça por Giliard Sartori.

A narrativa se desenrola com o encontro inesperado entre esses três personagens, cada um representando diferentes perspectivas sobre o trabalho e a vida. No desenrolar da trama, após desentendimentos e momentos de humor, os personagens percebem a importância tanto do trabalho operário quanto do trabalho artístico na construção de uma sociedade.

“O teatro foi muito bom. Eu gostei das músicas e do final, que foi diferente de todas as histórias”, afirmou Alícia Vitória de Melo Santos, de 9 anos, aluna do 4° ano C.

“Foi tudo muito legal a história e gostei muito das músicas!”, comentou o aluno  do 1° ano D, Cristiano Eduardo Felix Gonçalves, de 6 anos.