602 mulheres de Hortolândia são atendidas pela carreta de mamografia

Este é o balanço da ação de saúde promovida pela Prefeitura para marcar o Dia e o Mês da Mulher

Seiscentas e duas pacientes de Hortolândia foram atendidas pela carreta de mamografia disponibilizada pela Prefeitura. Este é o balanço final da ação de prevenção contra o Câncer de Mama realizada para a população feminina da cidade. O veículo ficou na UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes, na semana passada. Lá, de acordo com a Secretaria de Saúde, 302 mulheres fizeram a mamografia. O número de faltas, ou seja mulheres que estavam agendadas para o exame e não compareceram, foi de 48. A meta da Secretaria de Saúde era atender 350 mulheres com a carreta estacionada na UBS Campos Verdes. Na semana retrasada, a carreta ficou nas UBSs Amanda I, Adelaide e Novo Ângulo. Nessas três unidades, foram atendidas 300 mulheres, e foram registradas 50 faltas.

A carreta é uma das ações que integram a programação da campanha “Março Delas”, da Prefeitura de Hortolândia, para marcar o Dia e o Mês da Mulher. A programação está disponível neste LINK. A vinda do veículo ao munícipio é viabilizada por meio do CISMETRO (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa era de atender um total de 700 mulheres com a carreta. O objetivo da ação foi reduzir a fila de espera do exame no município. Foram atendidas somente pacientes que já estavam com o exame agendado previamente na rede municipal de saúde.

A Secretaria de Saúde informa que as mulheres agendadas para a carreta de mamografia que não compareceram, deverão reagendar nova data para fazer o exame na UBS de referência ou mais proxima de onde mora. O exame de mamografia é oferecido para a população feminina no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da MUlher) e no CEM (Centro de Especialidades Médicas), órgãos da Secretaria de Saúde.