Prefeitura de Hortolândia reforça combate de pontos viciados de descarte de lixo

Em menos de um mês, área pública no Jardim São Jorge foi limpa três vezes pela Administração Pública

A Prefeitura faz a parte dela: sempre que há alguma área pública com entulho acumulado, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos são enviadas ao local para providenciar a limpeza. Isso não seria necessário se o material fosse depositado corretamente em um dos 13 PEV (Pontos de Entrega Voluntária) espalhados pela cidade. Além de prejudicar o meio ambiente, o descarte irregular provoca retrabalho e sobrecarrega equipes que poderiam estar cuidando de outras demandas da população.

Exemplo desta situação é que, em menos de um mês, a Prefeitura precisou limpar três vezes seguidas a mesma área, na rua Rio Grande do Sul, localizada no Jardim São Jorge. O PEV (Ponto de Entrega Voluntária) do Jardim Nossa Senhora Auxiliadora fica ao lado do espaço público que sofre com o descarte irregular. Para coibir essa prática, a lei municipal nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas que variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). Mas a população também pode colaborar, denunciando o descarte por meio do APP Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store.

Poda do mato colabora para deixar áreas mais limpas

Nesta semana, a poda do mato está fortalecida em toda a região central da cidade. A Prefeitura também fez a limpeza do espaço interno do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. A poda do mato segue nos canteiros do Corredor Metropolitano, em áreas verdes do Jardim Primavera e Jardim Novo Estrela, no corredor central da avenida Santana e em toda a extensão da avenida da Emancipação.