Sabesp e Prefeitura prosseguem com implantação de vielas sanitárias

Ações contemplam diversos serviços em diferentes regiões de Hortolândia

O trabalho que reforça o saneamento básico em Hortolândia, realizado pela Prefeitura em parceria com a Sabesp ( Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), continua em diferentes regiões da cidade. Nos bairros na região do Jardim Boa Vista, a implantação da rede continua com o objetivo de contribuir com a coleta de resíduos de residências, chácaras e empresas localizadas na área. Nesta semana, moradores receberam a orientação para a correta ligação das redes nas vielas sanitárias. A implantação das vielas também acontece em casas do bairro Residencial João Luiz e do Jardim São Jorge.

“A fiscalização contra o descarte irregular segue intensificada no Jardim Amanda, assim como a desobstrução para o correto funcionamento das redes. A desobstrução ainda ocorre em sistemas  na Vila Real, Jardim São Bento e Jardim Novo Horizonte. A fiscalização é importante para evitar o descarte irregular de dejetos domésticos mas, também, necessitamos do apoio da população, para não despejar objetos sólidos nos vasos sanitários das residências além de denúncias para proteger o meio ambiente e facilitar o trabalho das equipes”, comentou o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O serviço da Prefeitura e da Sabesp também contempla durante a semana o remanejamento e a manutenção de sistemas no Parque Orestes Ôngaro e a limpeza das redes de águas pluviais nos jardins Adelaide e Terras de Santo Antônio. Atualmente o município conta com 99% de coleta e tratamento de esgoto. O investimento no saneamento básico é essencial no desenvolvimento inteligente e sustentável de Hortolândia nos próximos anos e traz a atração de novos investimentos para a cidade.

Faça sua parte e denuncie

Como parte da iniciativa, os cidadãos têm a oportunidade de colaborar relatando ligações irregulares de esgoto. O aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store, permite que os moradores façam denúncias por meio de seus dispositivos móveis. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo absoluto. Além disso, é possível reportar casos por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos através do número (19) 3897-9800. Quando uma ligação irregular de esgoto é confirmada, os proprietários dos imóveis são notificados oficialmente pela Prefeitura.

Todo o conjunto de ações que reforçam o saneamento básico em Hortolândia faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.