Tem dúvidas sobre o Aedes agypti? Pergunte aos agentes da Prefeitura

Hortolândia realiza nebulização no Jd. das Figueiras e busca ativa no Remanso Campineiro

Quer informações sobre o Aedes aegypti? Então, esclareça suas dúvidas nas ações de combate ao mosquito da Prefeitura de Hortolândia. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, executa a ação casa a casa no Remanso Campineiro e nebulização no Jardim das Figueiras. As ações são realizadas semanalmente em regiões da cidade onde já foram notificados casos positivos de Dengue.

Na ação casa a casa, os agentes dão orientações aos moradores sobre como evitar a reprodução do Aedes aegypti e verificam se algum dos ocupantes da casa apresentou ou está algum sintoma de Dengue. A ação consiste em visitas dos agentes a imóveis para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, os agentes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros estão nas casas das pessoas.

Já a nebulização consiste em espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos Aedes aegypti adultos. Antes do início da ação, as equipes da UVZ passam nas casas para avisar os moradores. Os agentes utilizam nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos.

Enquanto a nebulização é realizada, o órgão solicita para que os moradores fiquem fora de suas casas e, após o fim da ação, aguardem 15 minutos para poder entrar em suas residências. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas. A ação é também executada na parte frontal dos imóveis que, porventura, estejam fechados.

Para saber em quais ruas e regiões serão realizadas as ações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974. Em caso de chuva, a ação casa a casa e a nebulização são canceladas.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 403 casos notificados de Dengue, dos quais 26 positivos. Já de Chikungunya são sete casos notificados, que estão em investigação. Neste ano, o município ainda não registra nenhum caso de Zika.

DIA D DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Hortolândia participou, no sábado (24/02), do Dia D de combate ao Aedes aegypti, campanha promovida pela emissora de televisão EPTV em parceria com os municípios da região.

Durante a ação, realizada das 8h às 13h, as equipes da UVZ realizaram a ação casa a casa em 1.204 imóveis localizados nas regiões do Jardim Santa Fé e Jardim Interlagos. O órgão também executou nebulização em 461 imóveis no Jardim Amanda. A ação teve ainda a visita de fiscais da Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde, a 13 imóveis que foram denunciados pela população por estarem fechados e com presença de criadouros do Aedes aegypti.