Jd. Nova Alvorada em Hortolândia recebe nebulização contra Aedes aegypti

Agentes da Prefeitura também percorrem Jd. Boa Esperança com ação casa a casa, nesta semana

Hortolândia reforça o combate ao Aedes aegypti. Nesta semana, a Prefeitura executa nebulização (foto) no Jardim Nova Alvorada. De acordo com a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, a ação será realizada em virtude de a região já ter registrado mais de dois casos positivos de Dengue.

A nebulização consiste na ação de espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Os agentes do órgão utilizam equipamentos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos. Durante esse período, o órgão solicita para que os moradores fiquem fora de suas casas. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas.

Em paralelo à nebulização, a UVZ continua a percorrer o município com a ação casa a casa. Nesta semana, os agentes estão no Jardim Boa Esperança. Na ação, os agentes visitam imóveis para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, os agentes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

ENTRADA NAS CASAS

O gerente da UVZ, Ibraim Almeida, reitera a solicitação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas para fazer tanto a nebulização quanto a ação casa a casa.

“Reforçamos para a população deixar os agentes entrarem em suas casas para realizar o trabalho deles. São ações necessárias para eliminar o Aedes aegypti. Com isso evitamos que os moradores contraiam Dengue e as demais arboviroses e que haja um aumento dos casos dessas doenças no município”, ressalta o gerente.

Os agentes do órgão estão identificados com crachá e uniforme. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

De acordo com a UVZ, neste ano o município registra 232 casos notificados de Dengue, dos quais cinco positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são sete casos notificados, todos em investigação. Neste ano o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika.

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, e com isso possibilitar que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

CICLO MAIS RÁPIDO

Além da nebulização e do trabalho casa a casa, Hortolândia tem executado outras ações importantes de combate ao Aedes aegypti e de enfrentamento às arboviroses. No fim do mês passado, a UVZ concluiu a ADL (Análise de Densidade Larvária). O município registrou o Índice de Breteau de 7,2, que é considerado alto.

A análise consiste na contagem de larvas de Aedes aegypti encontradas em imóveis da cidade. A contagem é feita por meio das visitas que os agentes da UVZ fazem às casas dos moradores. A ADL é importante para o município reforçar ações que já são realizadas e/ou definir estratégias mais efetivas de combate ao mosquito.

A UVZ reforça ainda para os moradores que no verão o ciclo de reprodução do Aedes aegypti é mais rápido. Portanto, é importante que a população redobre os cuidados para evitar a formação de criadouros do mosquito em suas casas.

Uma ação que ajuda muito a combater a reprodução do mosquito é manter tampados tonéis, barris e caixas d’água para evitar que esses objetos se tornem criadouros onde a fêmea do Aedes aegypti  possa depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos.

Outra ação importante é limpar o quintal ou as áreas externas da casa para evitar que nesses locais grandes quantidades de garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos fiquem expostos ao ar livre. Esses objetos podem acumular água parada, oriunda de chuva, e assim se tornarem criadouros do Aedes aegypti.

A Prefeitura reforça que a população deve fazer o descarte correto desses objetos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) do município. A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.