Mutirão da sinalização de solo acontece no entorno de nova escola na Vila Real

Serviço da Prefeitura de Hortolândia aumenta segurança viária para usuários de unidades de ensino

O entorno de mais uma nova unidade de ensino, agora na Vila Real, é contemplado com o mutirão de implantação e reforço de sinalização de solo realizado por equipes da Prefeitura de Hortolândia. No local, além de faixas de pedestres e organizacionais do fluxo de trânsito, também foram implantadas vagas para PCD (Pessoa com Deficiência), vaga para idosos e para vans escolares. Além disso, as legendas “DEVAGAR” e “ESCOLA”, indicam que o motorista deve redobrar a atenção ao trafegar pela área escolar e estar dentro do limite de velocidade permitida. Com a melhoria da visibilidade, a segurança viária para pedestres e motoristas é aumentada.

Também nesta semana, o mesmo trabalho foi concluído no entorno da nova escola municipal no Jardim Santa Izabel. Para garantir a segurança viária e a ordenação do fluxo de motoristas e pedestres quando as aulas na escola iniciarem, a Administração Municipal já realizou a pintura em toda a área, principalmente das faixas para travessia.

Na semana passada, no Jardim Stella, duas lombadas para redução de velocidade foram instaladas e pintadas no entorno da EMEF (Escola Municipal de Educação Infantil) Doutora Zilda Arns Neumann. Também por aumento da segurança viária próximo das escolas da cidade, o reforço da sinalização  foi concluído no Jardim Nova Europa, nas vias em volta da Escola Estadual Professora Maria Cristina de Souza Lobo, entre as ruas Wanderley Paz Soares, Angra dos Reis e Peruíbe.

Sinalização em vias com grande movimento

Nesta semana, ruas do Parque Gabriel, próximo ao Hotel Druds e que dão acesso às avenidas Olívio Franceschini e Joaquim Martarolli (Pq. Socioambiental Lago da Fé), receberam uma nova etapa do  “madrugadão” de reforço da segurança viária realizado pela Prefeitura de Hortolândia. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além disso, foram realizadas adequações como a inversão de pares.O Jardim Amanda também foi contemplado com o trabalho no cruzamento entre a avenida Santana e a rua Rui Barbosa e entre as ruas Cecília Meirelles, Antônio Francisco Lisboa e Eusébio de Queiroz.

Em 2023, mais de 40 mil metros quadrados de sinalização de solo foram implantados ou reforçados. O reforço de sinalização acontece no entorno de unidades de ensino, saúde, espaços públicos, praças, parques, vias com grande número de comércios e no acesso às rodovias que cortam regiões e avenidas movimentadas. Ruas residenciais também recebem o serviço.

Todo o conjunto de ações que reforça a segurança viária faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável de Hortolândia nos próximos anos.