Operação Tapa-Buraco melhora condições viárias na avenida da Emancipação

Nesta semana, trabalho da Prefeitura de Hortolândia também chegou ao Jd. Rosolém

O mutirão da Operação Tapa-Buraco da Prefeitura segue em pontos importantes para o deslocamento de motoristas dentro dos limites da cidade e, também, para quem acessa as rodovias que cortam Hortolândia. Neste início de semana, a avenida da Emancipação, a mais movimentada, recebeu a operação em diversos pontos. O trabalho também está intensificado em ruas da região do Jardim Rosolem, onde o acesso é para a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). A ação nestes locais também é importante pelo grande fluxo de veículos do transporte coletivo municipal e intermunicipal.

“Nesta semana, outras áreas recebem a etapa do mutirão como trechos da avenida Thereza Ana Cecon Breda, de ruas da Vila Real, região central (beneficiando os comércios), além de vias próximas da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Nova Hortolândia, contribuindo com usuários da unidade de saúde e dos jardins Adelaide e Terras de Santo Antônio, aumentando a segurança viária no acesso para a Rodovia dos Bandeirantes. O trabalho em Hortolândia acontece em todos os extremos da cidade”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Operação Tapa-Buraco

A operação é realizada periodicamente pela Administração Municipal, sendo um importante serviço de zeladoria e recuperação do asfalto nas vias da cidade. Para melhorar ainda mais o trabalho entregue à população, no ano passado, foi apresentado o caminhão modernizado que realiza a operação com tecnologia otimizada. Quem passa pelas ruas e avenidas enquanto a ação acontece, já observa o novo maquinário.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, o caminhão térmico (mini usina) tem capacidade de 12 toneladas, equipado com martelete, prancha vibratória e bico compressor de alta pressão para fazer a limpeza dos buracos. O dispositivo contribui para a realização do serviço de maneira ágil, com nova técnica e melhor desempenho. A massa asfáltica para a operação já sai com a temperatura certa e controlada no próprio maquinário.

O trabalho acontece sem a necessidade de grandes equipes que podem realizar outras ações manuais de zeladoria durante as etapas. As equipes percorrem de quatro a cinco bairros por dia. Em média, são consertados de 100 a 120 buracos diariamente. A quantidade de buracos aumenta nos períodos chuvosos, onde o trabalho é intensificado. Já no período de estiagem, é realizada apenas a manutenção destes locais que receberam o serviço.

Todo o conjunto de ações que reforça a segurança viária em Hortolândia faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.