Prefeitura implanta lombadas em frente de EMEF no Jardim Stella

Trabalho tem o objetivo de contribuir com a segurança viária nas unidades de ensino em Hortolândia

A segurança viária é primordial no entorno de unidades de ensino em Hortolândia. Além do reforço da sinalização de solo, que melhora a visibilidade para a locomoção de pedestres e motoristas, a implantação de lombadas também é importante para que a velocidade de tráfego seja respeitada em frente das escolas. No Jardim Stella, dois dispositivos foram instalados e pintados no entorno da EMEF (Escola Municipal de Educação Infantil) Doutora Zilda Arns Neumann. Também por aumento da segurança viária próximo das escolas da cidade, na semana passada, o reforço da sinalização  foi concluído no Jardim Nova Europa, nas vias em volta da Escola Estadual Professora Maria Cristina de Souza Lobo, entre as ruas Wanderley Paz Soares, Angra dos Reis e Peruíbe.

Mais segurança viária e zeladoria

Além da instalação de lombadas e do reforço da sinalização, a Operação Tapa-Buraco, realizada periodicamente pela Prefeitura de Hortolândia, é um importante serviço de zeladoria,  recuperação do asfalto e segurança viária. Desde a segunda-feira (16/01), o trabalho, modernizado e tecnológico acontece em diferentes bairros. A operação contemplou ruas dos jardins Rosolém e Adelaide, próximas de residências, comércios e de acesso para a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na Vila Real, a ação aconteceu na avenida Amélia Basso Breda e na rua Lourdes Bernardes Felisbino e pontualmente em vias do Jardim Terras de Santo Antônio.

No bairro Remanso Campineiro, a Operação Tapa-Buraco aconteceu em ruas próximas ao Paço Municipal Palácio das Águas e no Centro da Melhor Idade. Já no Parque dos Pinheiros, o serviço foi concluído pela Administração Municipal em frente da Delegacia. A recuperação de asfalto ainda acontece em diferentes pontos da cidade, seguindo um cronograma que também contempla uma série de recapes. Um deles foi concluído na rua Aroldo Pereira da Costa, que liga o Jardim Santa Clara à avenida da Emancipação.

Para melhorar ainda mais o trabalho entregue à população, no ano passado, a Administração Municipal apresentou o caminhão modernizado que realiza a operação com tecnologia otimizada. Quem passa pelas ruas e avenidas enquanto a ação acontece, já observa o novo maquinário.

“O caminhão térmico (mini usina) tem capacidade de 12 toneladas, equipado com martelete, prancha vibratória e bico compressor de alta pressão para fazer a limpeza dos buracos. O dispositivo contribui para a realização do serviço de maneira ágil, com nova técnica e melhor desempenho. A massa asfáltica para a operação já sai com a temperatura certa e controlada no próprio maquinário. O trabalho acontece sem a necessidade de grandes equipes que podem realizar outras ações manuais de zeladoria durante as etapas. Isso faz parte do conceito de zeladoria inteligente para o desenvolvimento de Hortolândia”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as equipes percorrem de quatro a cinco bairros por dia. Em média, são consertados de 100 a 120 buracos diariamente. A quantidade de buracos aumenta nos períodos chuvosos, onde o trabalho é intensificado. Já no período de estiagem, é realizada apenas a manutenção destes locais que receberam o serviço.