Recape é iniciado na rua Aroldo Pereira da Costa, no Jd. Santa Clara do Lago

Aplicação de nova massa asfáltica realizada pela Prefeitura faz parte de uma série de locais que receberá o serviço

Equipes da Prefeitura de Hortolândia iniciaram, nesta sexta-feira (05/01), a aplicação da nova massa asfáltica na rua Aroldo Pereira da Costa, via localizada entre o bairro Residencial Maria de Lourdes e o Jardim Santa Clara do Lago, principal acesso da região para a avenida da Emancipação. O trabalho faz parte de uma série de ações que acontecerão na cidade, pelos próximos meses, para a recuperação do asfalto em diferentes ruas e avenidas. O projeto contribui com a segurança viária, além de evitar danos aos veículos e fomentar investimentos, sendo parte das ações que englobam o desenvolvimento de uma cidade inteligente e sustentável.

“Durante o trabalho, ruas adjacentes podem ser utilizadas por motoristas e pedestres para circular no perímetro da região onde o trabalho acontece. Pedimos a colaboração dos motoristas”, comenta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

RECURSOS

No final do ano passado, o prefeito Zezé Gomes assinou dois convênios com a Caixa Econômica Federal na ordem de R$ 6,7 milhões para recapeamento asfáltico.

Neste ano, a expectativa da Administração Municipal é investir mais de R$ 30 milhões em recapeamento asfáltico, atendendo todas as regiões de Hortolândia. “Estamos trabalhando fortemente para que possamos ampliar ainda mais o valor para recape e avançar substancialmente neste setor, garantindo uma maior qualidade para as nossas vias, especialmente no interior dos bairros”, finalizou Zezé Gomes.

Em 2023,  a Prefeitura recapeou ruas do Remanso Campineiro, Vila Guedes, Nova Hortolândia, Jardim Santana, Minda, Santa Emília, Residencial João Luiz, São Sebastião, Jardim Interlagos, Santa Clara do Lago, entre outros.

MAIS RECUPERAÇÃO DE ASFALTO

O recape está intensificado mas as equipes da Prefeitura também iniciaram o ano com mutirão da Operação Tapa-Buraco em pontos localizados na região central, Jardim Amanda, Jardim Santa Esmeralda e no entorno do Parque Socioambiental Lago da Fé, na região do Parque Gabriel. O trabalho semanal também é parte do projeto de desenvolvimento inteligente e sustentável, realizado com modernização para a recuperação de diferentes ruas em todas as regiões.

Tecnologia a serviço da população

Em setembro de 2022, a Prefeitura implantou uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para monitorar, fiscalizar e apontar problemas que interferem na vida da população, a fim de resolvê-los com agilidade e qualidade. Um deles é o surgimento de buracos nas vias, principalmente em períodos chuvosos, o que atrapalha o deslocamento, causa avarias em veículos, além de prejudicar os esforços realizados para a melhoria da segurança viária.

“Para evitar buracos nas ruas, a população pode contribuir ao descartar, corretamente e de graça nos PEV’a (Pontos de Entrega Voluntária), restos de construção civil e o lixo nas lixeiras e contêineres. O descarte irregular entope as tubulações das redes de esgoto e águas pluviais, causando rompimentos e infiltrações que viram buracos e erosões”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.