Avenida da Emancipação recebe mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco

Trabalho da Prefeitura de Hortolândia é feito por monitoramento com sistema inteligente

A avenida da Emancipação recebeu mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco realizada pela Prefeitura de Hortolândia. A intensificação da ação faz parte da recuperação do asfalto, além de prevenção para evitar danos nas vias durante a temporada de chuvas volumosas. Além da Emancipação, o serviço foi concluído em ruas do Jardim Santo André, próximo ao campo de futebol do bairro onde a Administração Municipal já iniciou a reforma do espaço esportivo. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho continua nos próximos dias, em diferentes regiões, de acordo com cronograma elaborado por sistema inteligente e otimizado.

Tecnologia a serviço da população

Em setembro de 2022, a Prefeitura implantou uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para monitorar, fiscalizar e apontar problemas que interferem na vida da população, a fim de resolvê-los com agilidade e qualidade. Um deles é o surgimento de buracos nas vias, principalmente em períodos chuvosos, o que atrapalha o deslocamento, causa avarias em veículos, além de prejudicar os esforços realizados para a melhoria da segurança viária.

Câmeras acopladas a um veículo que roda por todas as regiões coletam informações que são enviadas em tempo real, via internet, a um servidor em nuvem para que agentes da Administração Municipal tenham acesso. A quantidade de buracos é mapeada e, por meio dessa tecnologia, as operações para consertar este tipo de dano acontecem com mais precisão.

"Cidade Inteligente"

O programa “Cidade Inteligente”, além de detectar buracos, é capaz de apontar mato nas calçadas, lixo descartado irregularmente, entulho, animais soltos nas vias, tampas de bueiro fora de lugar, sinalização viária apagada, dentre outros. A tecnologia consegue, em apenas quatro minutos, dar o diagnóstico de toda uma rua com fotos e indicadores de qualidade, enviando os dados para um servidor em nuvem, que alimenta um painel de controle operado pelas equipes da Prefeitura.