Mutirão de limpeza de bueiros é realizado pela Prefeitura

Serviço que contribui para o saneamento básico acontece em três bairros de Hortolândia

A limpeza e a manutenção dos bueiros é importante para contribuir com o saneamento básico, a zeladoria e o correto funcionamento dos sistemas das redes de esgoto e águas pluviais da cidade. A limpeza dos dispositivos foi intensificada em ruas do Jardim Nova Hortolândia. Também durante esta semana, o trabalho aconteceu nos bueiros da Rua 24, no Jardim Boa Esperança, na avenida Anita Garibaldi, no Jardim Amanda, e na avenida Adail Alves Silva, no Jardim Novo Ângulo. No Jardim Santa Esmeralda, as vistorias estão em andamento para iniciar o conserto de algumas peças nos próximos dias.

"O descarte irregular de lixo e entulho está diretamente ligado com a deterioração dos bueiros. Os materiais entopem as tubulações das redes de esgoto e águas pluviais, causam rompimentos, erosões e buracos no solo, além de prejudicar internamente o funcionamento dos bueiros causando prejuízos também para o saneamento. Até enchentes e alagamentos podem ser associados à esta questão. Pedimos a colaboração de todos para descartar restos de construção civil nos PEV's (Pontos de Entrega Voluntária) localizados nas cinco regiões da cidade. Descartar resíduos sólidos pelo vaso sanitário também causa problema nas redes e, posteriormente, nos bueiros", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Faça sua parte e denuncie

Como parte da iniciativa, os cidadãos têm a oportunidade de colaborar relatando ligações irregulares de esgoto. O aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store, permite que os moradores façam denúncias por meio de seus dispositivos móveis. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo absoluto. Além disso, é possível reportar casos por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos através do número (19) 3897-9800. Quando uma ligação irregular de esgoto é confirmada, os proprietários dos imóveis são notificados oficialmente pela Prefeitura.