Prefeitura inicia revitalização de canteiro central na Av. São Francisco de Assis

Trecho contemplado fica próximo ao Supermercado Pague Menos, na divisa de Hortolândia com Sumaré

A revitalização dos canteiros centrais da cidade, ação que deixa pontos de Hortolândia mais agradáveis e com a zeladoria em dia, acontece em diferentes locais. Na avenida São Francisco de Assis, as equipes do Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura, iniciaram, nesta quarta-feira (24/01), um trabalho para adequação e plantio de mudas e flores no canteiro da via no trecho próximo ao Supermercado Pague Menos. A ação tem o objetivo de embelezar a área.

No canteiro central da avenida Brasil, uma das principais e com mais comércios no Jardim Amanda, os trabalhos de embelezamento estão avançados com o objetivo de recuperar as guias e sarjetas, além de plantio de grama e paisagismo na área. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a via possui aproximadamente 2.300 metros de extensão e o serviço será realizado em todo o local. “O embelezamento de uma cidade é essencial para atrair empresas, investimentos e novos moradores. Este tipo de serviço é realizado, diariamente, em diferentes pontos”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Poda do mato e limpeza nos espaços públicos

Também no Jardim Amanda, o mutirão de poda do mato aconteceu em uma área verde próxima da rua Casemiro de Abreu e na academia ao ar livre localizada em frente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro. Outras unidades de saúde da cidade também receberam o mutirão como o Centro de Especialidades Médicas e o  Cesm Centro Especializado da Saúde da Mulher, localizados ao lado do Green Park, além das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) do Parque Orestes Ôngaro e do Jardim São Bento.

O entorno da Escola Estadual Paulo Camilo Camargo, no Jardim São Bento, a Estrada Velha Campinas-Monte Mor, no trecho perto do Centro de Detenção também foram contempladas com a limpeza e a poda do mato. Já no Jardim Nova Hortolândia, trechos de calçadas receberam manutenção e reforma com o objetivo de contribuir com os pedestres.

Zeladoria em alta

A zeladoria segue em alta na cidade e, para isso, a Prefeitura de Hortolândia investe em diversos equipamentos para manter o cuidado e embelezar as ruas e avenidas de todas as regiões. Ações ligadas ao cuidado são importantes para fomentar o crescimento. Agora, o caminhão-pipa molha as plantas e flores das praças e espaços públicos no período noturno. Além disso, é realizada a lavagem das ruas e avenidas a cada 10 dias. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além dos jardins e dos canteiros centrais das vias, o trabalho dos caminhões-pipa prioriza as áreas externas de unidades de saúde, ensino e comércios.

"Como o trabalho  é feito no período entre a noite e a madrugada, das 18h às 2h, não atrapalha o fluxo do trânsito nas vias. Ao olhar uma cidade bem cuidada, quem está pensando em investir ou morar aqui, tem a certeza de que está tomando uma decisão correta. São situações que podem passar despercebidas mas são essenciais para o desenvolvimento", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Todo o conjunto de ações que reforça a limpeza e a zeladoria em Hortolândia faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.