Passeio inclusivo fortalece vínculos de famílias de Hortolândia

Ação recreativa atende preceito legal que garante direito ao lazer a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Um dia que ficará guardado na memória. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, promoveu, nessa terça-feira (16/01), um passeio inclusivo para 600 pessoas atendidas pelos CRAS’s (Centro de Referência de Assistência Social). O destino do passeio foi o parque aquático Thermas Water Park, em Águas de São Pedro (SP).

Antes de seguirem viagem com destino ao parque aquático, os frequentadores do CRAS se encontraram com o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes. O chefe do Executivo Municipal explica que a promoção de um passeio inclusivo com pessoas em situação de vulnerabilidade social justifica-se pelo caráter holístico das ações assistenciais na cidade. "Nosso Governo tem por objetivo cuidar das pessoas e os nossos CRAS’s realizam um trabalho fantástico de atendimento e prestação de serviços para as famílias que mais precisam. Essa excursão é mais uma atividade prevista pelas ações de fortalecimento de vínculos familiares e que, sem dúvida, será um dia que ficará marcado para sempre na vida dos pais e filhos", salientou Zezé Gomes.

A promoção do passeio inclusivo com o público do CRAS está de acordo com os preceitos da Lei Orgânica de Assistência Social nº 8.742, de dezembro de 1993. A legislação federal prevê a redução de danos e riscos no âmbito familiar por meio de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos ofertados para grupos de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiências.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Hortolândia, o passeio inclusivo buscou ampliar as trocas culturais e de vivências entre os frequentadores dos equipamentos assistenciais, assim como desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. A ação também teve por objetivo tornar acessível o direito ao lazer e ressignificar os valores na vida pessoal e social, como explica a coordenadora do CRAS Amanda, Regiane Magalhães.

“Foi um dia muito especial, a coroação de um trabalho junto às famílias que são acompanhadas pelo CRAS’s. Durante a viagem, foi oferecida toda estrutura necessária, transporte, ingresso, e alimentação para o dia todo. Foi uma festa de inclusão, pois levamos idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência e adultos beneficiados pelos serviços sociais. Os depoimentos dos usuários foram bastante positivos, pois muitos não conheciam o parque e valorizaram essa oportunidade”, avaliou Regiane.

Uma dessas moradoras que desconhecia a experiência de visitar um parque aquático é a frequentadora do CRAS Jardim Amanda, Shay Souza. ”É a primeira vez que participo desse tipo de passeio. Eu gostei bastante. O parque, além de ser muito bonito, é grande, tem várias piscinas. A viagem foi muito bem organizada”, declara a moradora do Jd. Amanda.

Acompanhado da esposa Nadir, o frequentador do CRAS do Santa Clara, Otacílio da Silva, aproveitou o passeio inclusivo. “Foi um dia maravilhoso, muito bom e proveitoso, principalmente pela inclusão. Foi muito gratificante ver a alegria daqueles que não têm a oportunidade de viajar. O atendimento que recebemos do CRAS é excelente, pois as equipes não medem esforços para nos dar assistência”, revela o morador do Jd. São Sebastião.

Também participaram do passeio inclusivo públicos assistidos pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e pelos CCS’s (Centro de Convivência Social), além de jovens atendidos pelas medidas socioeducativas no município.