Profissionais do Hospital Municipal de Hortolândia têm capacitação sobre higienização das mãos

Treinamentos visam aprimorar os padrões e estabelecer parâmetros internacionais de atendimento

Hortolândia continua a investir em capacitações para os profissionais da rede municipal de saúde. O objetivo é garantir que a população receba atendimento de qualidade e humanizado. Neste mês, a Prefeitura promove uma formação sobre higienização das mãos para as equipes do Hospital Municipal Mario Covas.

A capacitação propôs às equipes a tarefa de produzir materiais explicativos sobre o tema, como cartazes e banners, que serão exibidos numa exposição interna entre os dias 29 deste mês a 2 de fevereiro.

De acordo com a enfermeira do setor de Educação Permanente do Hospital Municipal, Maria Solange Santos, a capacitação deste mês integra a série de seis formações sobre as metas internacionais de segurança do paciente preconizadas pelas entidades OMS (Organização Mundial da Saúde) e JCI (Joint Commission International), em 2004. “Essas metas focalizam a segurança do paciente, e buscam reduzir riscos de danos na assistência à saúde”, salienta a enfermeira.

As seis metas são: Identificação correta do paciente; Melhoria na comunicação entre profissionais de saúde; Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; Assegurar cirurgia correta; Higienização das mãos para prevenir infecções aos pacientes; e Redução de danos ao paciente em decorrência de quedas. A série de capacitações foi iniciada em setembro do ano passado. A última capacitação está prevista para fevereiro.