População deve ficar atenta com sintomas de Dengue

Em caso de surgimento de algum dos sintomas, morador deve procurar UBS de referência ou mais próxima de onde mora

Você está com dor de cabeça, febre, náusea ou vômito? Se estiver, fique atento! Esses são alguns dos sintomas que podem indicar que você esteja com Dengue. Na dúvida, procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa. Para combater o Aedes aegypti, transmissor de Dengue e outras doenças como Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Hortolândia continua a fazer a parte dela com a ação casa a casa. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre a região do Jardim Amanda.

Na ação casa a casa, os agentes visitam imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, os agentes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ solicita que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Os agentes do órgão não solicitam dados bancários ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para fazer a busca ativa e a eliminação de criadouros. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

O orgão salienta para a população que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e /ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Por fim, a Zika apresenta os seguintes sintomas: febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus).

Caso o morador apresentar algum dos sintomas, a Prefeitura orienta para que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, e com isso possibilitar que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registrou em 2023 3.823 casos notificados de Dengue, dos quais 1.131 positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya, o município registrou no ano passado 16 casos notificados, sendo nenhum positivo e nenhum óbito. Ainda no ano passado, Hortolândia registrou apenas um caso de Zika, sendo que foi negativo.

VERÃO

A UVZ reforça ainda para os moradores que no verão o ciclo de reprodução do Aedes aegypti é mais rápido. Portanto, é importante que a população redobre os cuidados para evitar a formação de criadouros do mosquito em suas casas.

Uma ação que ajuda muito a combater a reprodução do mosquito é manter tampados tonéis, barris e caixas d’água para evitar que esses objetos se tornem criadouros onde a fêmea do Aedes aegypti  possa depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos.

Outra ação importante é limpar o quintal ou as áreas externas da casa para evitar que nesses locais grandes quantidades de garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos fiquem expostos ao ar livre. Esses objetos podem acumular água parada, oriunda de chuva, e assim se tornarem criadouros do Aedes aegypti.

A Prefeitura reforça que a população deve fazer o descarte correto desses objetos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) do município. A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.