Alunos do projeto “Capacita Hortolândia” se formam

Formação profissionalizante contemplou sete cursos

A Prefeitura de Hortolândia realizou, na noite desta terça-feira (12/12), a formatura dos alunos do programa social “Capacita Hortolândia”. Ao todo, 90 alunos se formaram em sete cursos profissionalizantes nas áreas de artes de pedraria, barbeiro, cabeleireiro, manicure, maquiagem, Pet Shop e confecção de sobremesas. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Prof.ª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

Presente na solenidade de entrega dos certificados, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, realçou a importância de implementar políticas públicas voltadas à formação profissional. “Nas decisões e ações de governo, temos sempre em mente que as pessoas devem vir em primeiro lugar. A construção de uma cidade inteligente e sustentável, que constrói grandes viadutos, passa, primeiro, pela valorização e cuidado com as pessoas. Nesse sentido, a Secretaria de Inclusão tem um papel fundamental, ao resgatar a autoestima e oferecer condições de dignidade para o nosso povo. Todos os alunos estão de parabéns por terem finalizado esses cursos. Nosso compromisso para o ano que vem é continuar fortalecendo a questão da formação profissional”, declarou Zezé Gomes.

O professor do curso de pet shop, Douglas Teixeira, comenta sobre o engajamento da turma nas aulas. “Todas as alunas gostaram muito e foram extremamente participativas. O desempenho delas foi fantástico. Essa é uma área que está crescendo muito. Nós abordamos tanto conteúdos teóricos como práticos. Por meio dessa capacitação, as alunas tiveram uma imersão do que é o petshop e o banho em tosa”, explica Douglas.

Para a moradora do Jd. Amanda, Camila Silva, participar do curso de manicure foi uma chance para aprender um ofício que até então desconhecia. “Eu não tinha nenhuma noção de manicure, aprendi tudo durante as aulas. Foi uma grande oportunidade para aprender coisas diferentes. Eu pretendo trabalhar em casa para fazer uma renda”, comentou Camila.

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, exaltou a oferta de cursos gratuitos ao longo do ano. “É uma alegria muito grande participar desse evento, que celebra a capacitação profissional do nosso povo, em especial das mulheres, que são a maioria dos formandos. O nosso compromisso diário é de fomentar condições para que a população continue se desenvolvendo. Nós fechamos este ano com um saldo bem positivo na oferta de cursos gratuitos. Esperamos, em 2024, expandir a oferta de formação profissionalizante ao maior número de pessoas possível”, anunciou Francisco.

O Projeto "Capacita Hortolândia" é desenvolvido em parceria com o Instituto Recrie, cuja missão é promover a formação profissional, estimular o empreendedorismo e a empregabilidade, fomentando a inclusão produtiva na região.