Prefeito anuncia criação de Unidade Básica de Saúde Animal em Hortolândia

Anúncio aconteceu, na manhã desta terça-feira (12/12), durante entrega de selo “Amigo dos Animais" a seis empresas e entidades do município

No próximo aniversário, quando completará 33 anos de emancipação política, Hortolândia ganhará uma UBS (Unidade Básica de Saúde) Animal. A unidade, que será coordenada pelo DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, oferecerá diversos serviços gratuitos, tais como consulta com veterinários, aplicação de vacinas, avaliação para castração e exames laboratoriais. A boa nova foi anunciada pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, na manhã desta terça-feira (12/12), durante cerimônia, no gabinete do Paço Municipal “Palácio das Águas”, no Remanso Campineiro, para entrega do selo “Amigo dos Animais” a seis entidades e empresas que atuam na cidade.

"Nossa expectativa é que a UBS Animal esteja em funcionamento no segundo semestre de 2024. Sem dúvida, será um importante ganho para as famílias e seus pets. A iniciativa de conceder o selo ‘Amigo dos Animais’ visa valorizar e reconhecer os esforços e ações de cuidado e proteção de cães, gatos e demais animais. Parabéns a todos e que possamos cuidar, cada vez mais, dos nossos cãezinhos e gatinhos", afirmou Zezé Gomes.

De acordo com a Secretaria de Governo, a futura UBS Animal funcionará no mesmo espaço do DPBEA, localizado na Rua Athanázio Gigo, 60, no bairro Chácara Recreio 2000. O Departamento, que divide o mesmo prédio com a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, serve de abrigo a animais vítimas de abandono e maus tratos, que estão em busca de novos lares. Além disso, promove campanhas de adoção responsável, de orientação a tutores, castração de animais e também gerencia o espaço público de lazer para os pets, o chamado “ParCão”.

A Prefeitura trabalha para viabilizar o empreendimento, captando recursos junto ao Governo Federal e Estadual e empregando receita própria do município. A previsão é entregar o novo órgão à população no primeiro semestre de 2024. Atualmente, segundo informações do DPBEA, a população estimada de animais de estimação em Hortolândia é de 59 mil cães e 14 mil gatos.

Selo “Amigo dos Animais”

Lançado em agosto deste ano, o selo de responsabilidade social “Amigo dos Animais” foi criado para valorizar e reconhecer as iniciativas voltadas para o cuidado e bem-estar de cães, gatos e demais animais que vivem em Hortolândia. A comenda pode ser concedida a estabelecimentos públicos e privados que promovem o bem-estar animal e demonstram envolvimento em ações de responsabilidade social e defesa dos direitos dos animais. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entre as atividades que podem levar à concessão do selo estão medidas de combate a maus-tratos, campanhas de adoção, ações educativas, voluntariado, acolhimento de animais abandonados e eventos relacionados à causa.

As empresas agraciadas com o selo estão autorizadas a utilizá-lo em atividades publicitárias, realçando seu engajamento com a causa animal. O selo é válido por 2 anos, sendo renovável desde que as iniciativas que levaram à certificação anterior permaneçam ativas ou novas ações em favor dos animais sejam desenvolvidas.

Confira as empresas que receberam o “Selo amigo dos animais”:

1- Sonic rações

2-  Maximize inteligência e tecnologia