Hortolândia instala equipamento para engarrafar oxigênio que gera economia e autonomia

Aparelho implantado no Hospital Municipal proporciona ao município independência no abastecimento de oxigênio e economia de recursos

A Prefeitura de Hortolândia continua com a modernização da rede pública de saúde. O objetivo é oferecer atendimento e serviços com qualidade para a população. O Hospital Municipal Mario Covas recebeu um equipamento denominado booster, que realiza o engarrafamento de cilindros de oxigênio. A instalação do aparelho foi realizada em outubro pela OS (Organização Social) Beneficência Hospitalar Cesário Lange (BHCL), responsável pela gestão do hospital municipal.

De acordo com o diretor assistencial da OS, Thiago Manttuane, o booster faz o engarrafamento de cilindros com o oxigênio excedente produzido pela usina do hospital. Os cilindros são para uso do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Os cilindros também são utilizados no transporte de pacientes para fora do município ou interno no próprio hospital. “O booster instalado no hospital vai praticamente zerar o gasto do município com a contratação do serviço de engarrafamento de cilindros de oxigênio”, ressalta o diretor.

O equipamento está instalado na área externa do hospital, ao lado da usina de oxigênio, que foi implantada em julho deste ano. De acordo com a empresa fabricante do booster, o equipamento consegue fazer o engarrafamento simultâneo de até seis cilindros. O aparelho foi produzido sob medida para a demanda do hospital.

Além da economia de recursos, a OS salienta que a instalação da usina e do booster proporcionam ao município independência e autonomia na produção e no abastecimento de oxigênio. Com isso, o município não ficará sujeito à falta do gás em momentos de crise ou problemas de abastecimento do material.