Webinário discute desafios e avanços do Plano Municipal de Educação

Encontro online, realizado na noite desta quarta-feira (28/11), está disponível no canal da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube

Mais de 700 pessoas acompanharam ao vivo, na noite desta terça-feira, 29/11, o webinário “Avanços, desafios e perspectivas na gestão, execução e monitoramento do PME (Plano Municipal de Educação)”, voltado a profissionais da educação que atuam no município. O tema foi abordado pela pedagoga Darli de Amorim Zunino, presidente da CEMAPEESC (Comissão Estadual de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação) de Santa Catarina. A ação integra o rol de debates em torno do PME em Hortolândia. A palestra foi gravada e pode ser vista no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube.

“O Plano Municipal de Educação atua como nosso guia fundamental em todas as questões relacionadas à educação, em nosso território, e a sociedade civil, como gestores, educadores e professores, desempenha um papel crucial e é a principal protagonista nessa construção. Fico muito otimista ao considerar tudo o que a Educação Municipal de Hortolândia tem alcançado: suas boas práticas, sua história rica e o organismo vivo representado pelos profissionais de educação que, na prática, fazem toda a diferença. Eles são verdadeiramente os protagonistas da Educação Municipal. Tenho certeza de que esta reflexão, que marca o início das conferências, é especialmente relevante ao abordar um documento tão importante quanto o Plano Municipal de Educação. O tema pode parecer extenso, mas é profundo, e merece uma reflexão aprofundada sobre. Monitorar é fundamental para garantir uma gestão eficaz, fazendo com que o plano seja executado de maneira condizente com as características e os eixos da educação, não apenas da nossa rede pública, mas também incorporando a sociedade civil em sua totalidade”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, na abertura do encontro.

Darli Zunino falou sobre a importância da participação e colaboração da sociedade civil na construção dos planos de educação, bem como sobre a necessidade de monitorar e avaliar de forma contínua os planos de educação para garantir sua eficácia. Compartilhou ainda a preocupação com temas como a desigualdade educacional e social, a evasão escolar e a necessidade de correção de fluxo escolar, além dos desafios de implementar a educação integral e a formação de professores, enquanto se busca garantir a equidade e a inclusão. Ao concluir, ressaltou o papel fundamental dos gestores municipais na promoção da qualidade da educação, inclusive por meio do regime de colaboração.

“Ainda dá tempo de fazer muita coisa com relação ao monitoramento e fazer um diagnóstico da realidade local. Acreditem. Acreditar é um bom verbo e é preciso saber conjugar também o verbo esperançar. O monitoramento nos ajuda a responder grandes questionamentos. Não podemos negar que os últimos anos foram muito tristes para o país inteiro na área da saúde e da educação. Houve muitos cortes de investimento e nós não tínhamos um caminho para traçar. Agora temos um desafio enorme que é pensar nesses planos de educação, tanto no plano nacional, quanto nos planos municipais e estaduais, como é que a gente vai caminhar. Contamos com a mobilização da sociedade, contamos com cada um de vocês que estão nos ouvindo essa noite”, pontuou a pedagoga.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a ação integra o rol de debates em torno do PME em Hortolândia, que acontece nesta semana. Nesta quarta-feira, a partir das 18h30, haverá a Plenária Ação de Monitoramento e Avaliação do PME, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Cláudio Roberto Marques, na Rua Virgínia Ortolan, 464-490, no Jd. Santana.

Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação é um instrumento de planejamento que atende a uma exigência da Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. O principal objetivo do documento é estabelecer metas, estratégias e diretrizes para a política educacional do município a longo prazo.