Projeto Escola-Outra é tema de webinário “Integra Saberes”

Encontro online, realizado na noite desta quarta-feira  (22/11), está disponível no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

“Escola-Outra e o Território de Saberes: projetos de transformação da escola pública”. Este foi o tema do mais recente webinário da série “Integra Saberes”, realizado na noite desta quarta-feira (22/11) pela Prefeitura de Hortolândia. O evento online e gratuito foi gravado e está disponível no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube.

O tema foi abordado pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), idealizador e coordenador do projeto Escola-Outra. O encontro voltado a profissionais de educação da rede municipal de ensino foi mediado pelo diretor de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria, e já possui mais de 500 visualizações.

O conceito de Escola-Outra propõe mudanças na educação, considerando a criança como ser ativo no processo de aprendizagem, ao tratar as experiências e vivências dos pequeninos como parte fundamental dessa mudança, conforme esclareceu o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva. Durante a formação, ele propôs aos participantes uma reflexão importante: pensar uma proposta de escola feita para crianças, com a criança e pela criança. Além disso, enfocou a importância de ouvi-as, entender o que desejam, aprender e confrontar ideias e, coletivamente, pôr em prática uma proposta de realizar estudos, debates, registros e avaliações que envolvam todos os agentes educacionais, para promover uma mudança significativa na educação.

“O projeto Escola-Outra não é um projeto pensado pela universidade para ser implantado na escola. É um projeto pensado por todos da escola e para a escola. Todos os que trabalham nela e todos que estudam nela, inclusive as crianças pequenas do berçário. Elas também pensam, elas também aprendem, elas também têm desafios. A perspectiva do projeto Escola-Outra é uma perspectiva de mudança. A mudança do jeito de ser escola para um novo jeito de ser”, explicou o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva.

De acordo com o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, responsável pela organização do webinário, o objetivo é promover a formação continuada dos professores e profissionais da Secretaria, bem como levar os participantes a refletir sobre o tema, potencializando reflexões e discussões de relevância social e pedagógica, a partir de conteúdos que constituem o Currículo Municipal “Integra Saberes”.

Currículo Municipal Integra Saberes

O currículo próprio para a rede municipal de ensino, baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), está em construção, com a participação dos profissionais da área. A primeira versão, compilada por consultoria contratada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, está em fase de leitura e reflexão.

A medida beneficia diretamente mais de 26 mil alunos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e integra a atual proposta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem como lema "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade".