Projeto Pontos MIS e Prefeitura exibem documentário brasileiro “Pagliacci”

Sessão com pipoca grátis será nesta sexta-feira (17/11), às 14h30, na Escola de Artes Augusto Boal

Um dos elementos mais característicos do circo é o palhaço. Mesmo com o apelo massivo da tecnologia digital e das redes sociais, o palhaço continua a fascinar e emocionar públicos de todas as idades. A arte da palhaçaria é o tema do documentário “Pagliacci”, que será exibido pelo projeto Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som). A sessão será nesta sexta-feira (17/11), às 14h30, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. E haverá outro atrativo para o público: pipoca grátis. A classificação indicativa é livre. A exibição é promovida pelo projeto Pontos MIS, do governo do Estado, com o apoio da Prefeitura de Hortolândia.

O documentário mostra os preparativos do grupo paulista Cia. La Mínima para produzir o espetáculo “Pagliacci”, que na ocasião marcou a comemoração dos 20 anos da trupe. A peça é inspirada na ópera de mesmo título escrita no século XIX pelo compositor italiano Ruggero Leoncavallo (1857-1919).

Além de cenas de bastidores, o filme traz entrevistas e depoimentos dos integrantes da Cia. La Mínima. Um deles é o falecido ator Domingos Montagner, conhecido por seu trabalho na televisão e no cinema. Montagner também foi um dos fundadores do Circo Zanni. A direção do documentário é de Chico Gomes, Julio Hey, Luiza Villaça, Pedro Moscalcoff e Luiz Villaça.