Escola da Prefeitura de Hortolândia inaugura “cidade do trânsito”

Projeto de educação para o trânsito faz parte do Projeto Político Pedagógico da Emei Caiquinho e beneficiará mais de 500 crianças de Hortolândia

Crianças de Hortolândia, com até seis anos de idade, estão aprendendo sobre a importância do trânsito seguro na própria escola. A Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Amanda I, mais conhecida como “Caiquinho”, inaugurou na manhã desta sexta-feira (10/11), um cantinho de educação no trânsito, que reproduz, em ambiente seguro e controlado, o que muitos deles vivenciam diariamente com os pais e familiares no percurso de casa até a escola ou circulando pela cidade. A ação beneficia diretamente 514 crianças matriculadas nesta unidade escolar da Prefeitura.

A “City Emei Amanda I”, como é chamada, é um circuito de 64 metros de extensão por 2,5 metros de largura, criado bem na entrada da escola, localizada na Rua Graciliano Ramos, 698, no Jardim Amanda. Cercado por um mural onde estão pintadas fachadas de edifícios, casas e comércios (banco, varejão e posto), o circuito tem duas pistas delimitadas e foi totalmente sinalizado pela equipe da Diretoria de Operações da Secretaria de Mobilidade Urbana. A minipista de trânsito tem faixas de pedestre e de retenção de veículos; linha divisória amarela; letreiro de “PARE”; área de conflito; rotatória; plaquinhas de contramão, proibido estacionar, proibida a passagem de pedestre, siga em frente ou à direita; e até mesmo um semáforo de verdade!

A liberação do circuito para uso mobilizou toda a escola, ao longo do dia. Até os berçários participaram com o “berço escolar”, uma espécie de “ônibus escolar amarelo” feito nas caminhas dos bebês, que ganharam rodinhas. Logo cedo, após a contação de história musical sobre trânsito seguro feita pela professora de educação básica Agnes Laudino Batista de Oliveira Damada e uma conversa com o agente de mobilidade urbana Rogério Viana, estudantes de três turmas do Jardim 2 entraram em seus veículos customizados e circularam com animação pelas pistas. As réplicas de Uber, viatura de polícia e de sorveteiro, táxi, ônibus e carro da personagem “Ladybug” foram feitos com materiais reutilizáveis, como papel, papelão, cola, barbante, fitas coloridas e plástico.

“Eu amei o espaço. Gostei, porque parece muito a rua, tem até o semáforo que é de verdade mesmo! E a gente fez em casa o nosso carrinho para brincar aqui. Eu achei que foi muito legal”, afirmou Manuela Gabriela Pereira, estudante do Jardim 2 C.

A colega do Jardim 2 B, Larissa Helena Soares Santana, também adorou a experiência. “É muito legal! A gente se diverte e aprende que não pode passar quando está no vermelho. O amarelo é atenção”, ensina a menina de cinco anos. O carrinho vermelho de bolinhas pretas, como a da jovem heroína da TV, foi construído pelo pai, Luís Fernando, com caixa de papelão e pratinhos de isopor no lugar das rodas e caprichosamente pintado e decorado com glitter pela mãe, Taís, durante a atividade pedagógica doméstica. Segundo a garota, agora só falta colocar cinto de segurança, como o dos colegas.

“O pessoal normalmente acha que a educação para o trânsito acontece apenas no momento de tirar a carteira de habilitação no CFC (Centro de Formação de Condutores). Eles esquecem que as crianças são pedestres, ciclistas e passageiros, né? Todo mundo faz parte do trânsito. Então, esse circuito só vem para potencializar o aprendizado das crianças. Elas vão conseguir, brincando ludicamente, aprender as regras importantes de convivência no trânsito”, afirma a professora Agnes.

Pela manhã, o evento de inauguração reuniu profissionais da educação, estudantes e convidados, como o secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo, e dois diretores da Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos (Diretoria de Operações) e Ricardo Puggina Barbosa (Diretor de Planejamento e Projetos).

Para a diretora da Emei Caiquinho, Eliane Valim, inaugurar a “City Emei Amanda I”, prevista no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, é ver um sonho realizado. “É um sonho antigo nosso, realizado neste ano, graças à parceria da nossa Secretaria de Educação com a Secretaria de Mobilidade Urbana. Assim, ensinamos às crianças desde pequenas que o trânsito tem regras e normas que eles precisam conhecer e respeitar para oferecer segurança a todos. Trânsito bom é trânsito seguro”, ressalta a gestora.